Saúde Últimas Notícias

Recife investiga segunda morte suspeita por dengue

JC Online

Um homem de 51 anos, morador da Mangueira, Zona Oeste do Recife, que faleceu há duas semanas, pode ter sido vítima de dengue. É a segunda morte suspeita em investigação pela Secretaria de Saúde do Recife. O mais novo boletim, divulgado nesta segunda-feira (23/03), aponta que desde o início do ano já são  3.486 pessoas com sinais da doença, 708 com diagnóstico confirmado. Os dados revelados  mostram um aumento de 611,4% em relação aos casos suspeitos do mesmo período de 2014.

Jc Imagem

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, as dez primeiras semanas de 2015 (janeiro, fevereiro e início de março) registraram um número muito acima do máximo esperado. O quadro fez a secretaria constatar já em fevereiro a instalação de uma epidemia. A primeira morte em investigação, de um habitante do Vasco da Gama, Zona Norte, não foi confirmada nos primeiros exames laboratoriais.

Cerca de 44,0% dos doentes estão concentrados em dez bairros:  Vasco da Gama (253), Cohab (192), Casa Amarela(183), Nova Descoberta (159), Imbiribeira (129), Córrego do Jenipapo (136), Santo Amaro (148), Dois Unidos (120), Ibura (109) e Macaxeira (101) .

Embora predomine a apresentação branda nesta epidemia, a doença pode se manifestar também com a forma grave. Médicos alertam para a importância da hidratação desde os primeiros sintomas. No quarto dia é importante uma reavaliação médica. Tontura, vômito e dor abdominal são considerados sinais de alerta para o agravamento da dengue.

Deixe um comentário