Esportes Últimas Notícias

Recife sedia evento sobre segurança de torcedores em grandes eventos

Pernambuco sediou nesta quinta-feira (28) e nesta sexta-feira (01), o Workshop Segurança de Torcedores em Eventos Esportivos de Grande Porte. O evento será realizado no Mar Hotel, em Boa Viagem, e tem como objetivo trazer para as autoridades locais e nacionais experiências atuais e relevantes no modelo de atuação de segurança tanto dentro como fora dos estádios de futebol.

A abertura do evento contou com a presença do Secretário Extraordinário da Copa de 2014 em Pernambuco, Ricardo Leitão; do Presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, Humberto Freire; da Cônsul-Geral Britânica, Paula Walsh; do Secretário de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), Wilson Damázio; e da Presidente do Sports Ground Safety Authority (SGSA), Ruth Shaw. A plateia será composta por representantes da Secretaria de Segurança Pública/Defesa Social dos 12 estados-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM, além de integrantes da Secretaria de Esportes e da Copa do Mundo no Recife.

“Pernambuco, através da SECOPA-PE e da SDS-PE, vem trabalhando nessa questão da segurança pública para grandes eventos desde 2010, quando formou um grupo gestor de trabalho para formalizar as diretrizes e atender o aumento da demanda devido à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM. Através desse grupo, foram desenvolvidos vários levantamentos nas instituições policiais e no corpo de bombeiros para prever o que era necessário de material, treinamento e serviços para prover um serviço de qualidade, atendendo às exigências internacionais”, explica o Gerente de Planejamento Integrado da Comissão Estadual de Segurança Pública, Tenente-coronel Ilídio Vilaça.  O tema do workshop foi escolhido pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), e pelo Consulado Geral Britânico. A programação terá início nesta sexta-feira às 9h30, encerrando-se às 17h. “Vamos mostrar a capacidade do Estado em trazer as melhores práticas internacionais para serem discutidas e implantadas nos grandes eventos, adaptando ao que determina a legislação do nosso país”, conclui Ilídio Vilaça.

Deixe um comentário