Destaques

Associação Pernambucana de Bandas e Fanfarras define calendário para 2013

A Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Confederação do Equador, em Paudalho, Mata Norte do Estado, sediou no último domingo (24), o VI Congresso Técnico de Regentes, Dirigentes, Coreógrafos e Coordenadores de Eventos de Bandas e Fanfarras de Pernambuco (Abanfare-PE). O evento, que contou com a presença de mais de 200 integrantes de bandas marciais e fanfarras, representantes da Região Metropolitana, Agreste, Vale do Capibaribe, Matas Norte e Sul e Sertão do Estado, teve como objetivo definir as ações para o ano de 2013, bem como, as regras para a V Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, que será dividida em 10 etapas, sendo a primeira no dia 28 do abril e a final, no dia 27 de outubro.

Segundo o presidente da Associação, Waldenilson Costa, as decisões tomadas no domingo serão levadas em março para a cidade de Fortaleza, onde acontecerá o encontro da Associação Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras (Annebaf). “Estamos definindo nosso calendário hoje, para que não haja choque nas datas das atividades da Annebaf”, explicou Sales, adiantando que Recife sediará, em novembro, a Copa Nacional de Bandas e Fanfarras. “Foi-se o tempo em que banda marcial era sinônimo de 7 de setembro. As bandas trabalham o ano inteiro. Em 2013 já temos agenda fechada do dia 28 de abril até 20 de dezembro,” destacou o presidente. Além da nova agenda, foi anunciada no Congresso, a criação da Categoria Mirim para a Copa Pernambucana, com a inclusão de jovens dos 10 aos 14 anos.

Durante a abertura do evento, comandada pela Banda Marcial e Coral Equavozes, da Escola Confederação do Equador, a chefe de gabinete da Secretaria de Educação do Estado, Renata Rodrigues, anunciou o investimento do Governo Estadual de R$ 4 milhões, destinados a manutenção e a compra de oito mil novos instrumentos, que serão utilizados para a criação de mais de 100 bandas. “Atualmente, Pernambuco possui 400 bandas marciais. Nossa meta é aumentar esse número para 500. É uma alegria para a Secretaria de Educação apoiar ação das bandas e a profissionalização dos seus maestros e dirigentes”, declarou a chefe de gabinete.

Os gestores da Escola, professor Paulo Fernando Cavalcante e da GRE Mata Norte, Luciana Anacleto, lembraram a importância da boa música nas escolas. “Foi através da banda marcial que conseguimos alavancar esta escola, que se encontrava em processo de defasagem. Em 2000, eram 500 matriculados, hoje são mais de dois mil alunos. Devolvemos a autoestima da escola e da comunidade que tem orgulho, e acompanha sua banda em todas as apresentações”, comemorou o professor. Para Luciana Anacleto, a música eleva os espíritos, torna as pessoas mais humanas e combate os males da sociedade, como a violência e as drogas. “A música salva vidas”, concluiu a gestora.

Mais informações sobre regulamento e calendário da V Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras através dos sites www.educacao.pe.gov.br, www.abanfare.com.br, ou email cbfsepe@hotmail.com e abanfarepe@hotmail.com. O cadastro deverá ser feito até o dia 15 de abril, através de mídia de DVD ou email e as inscrições serão feitas na sede da Secretaria de Educação do Estado Avenida Afonso Olindense 1.513 fone (81)3183-9575 e FAX 3183-9574, ou no local da reunião de sorteio das etapas.

Regulamento completo acesse aqui.

Deixe um comentário