Esportes Últimas Notícias

Ricardo Cavani é o vencedor do concurso cultural

O artista plástico Ricardo Cavani Rosas venceu o 1º Concurso de obra artística / artes visuais Pernambuco na Copa de 2014. Sua obra, feita em parceria com a design Ana Maria Mottin, vai ilustrar o material gráfico da SECOPA – PE. O artista ainda vai receber prêmio de R$10 mil. A premiação do artista plástico será feita no dia 3 de abril, nas comemorações dos 800 dias para a Copa do Mundo.

Cavani concorreu com mais de 30 peças enviadas de artistas de todo o estado. A obra vencedora foi uma ilustração de Mateus, personagem do Cavalo Marinho, dando uma bicicleta, no melhor estilo Pelé. “A proposta é substituir a tradicional bexiga usada pelos personagens no folguedo, por uma bola de futebol. O apelo popular de Mateus, como abre alas da região para o evento, é interessante para a divulgação da cultural local, promovendo o dialogo entre artes e esportes”, explica o artista. O Cavalo Marinho é uma manifestação popular muito comum na zona da mata norte, região onde está sendo construída a Arena Pernambuco.

Curriculo – Ricardo Cavani Rosas Cavani iniciou sua carreira artística como ilustrador no Diário de Pernambuco e em agências de publicidade. Também desenvolveu decorações carnavalescas para clubes, como o Cabanga Iate Clube, Clube Português do Recife e Country Club do Recife. Seu primeiro contato com a escultura foi na casa do artista Armando Lacerda, que criou a escultura do Padre Cícero do Juazeiro do Norte. Tempos depois, contratou Severino Ambrósio, técnico em fôrmas. Com ele, aprendeu mais técnicas e se firmou na cena pernambucana de arte em escultura.

Deixe um comentário