Economia Saúde Últimas Notícias

Rússia restringe venda de cerveja para combater alcoolismo

A Rússia vai restringir a venda de cerveja a partir de 1° de janeiro, em uma tentativa para combater o alcoolismo no país, noticiou a agência de notícias Interfax. O presidente russo, Vladimir Putin, já admitiu que o alcoolismo é um sério no país, que tem uma das maiores taxas de consumo de álcool segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O ex-presidente Dmitri Medvedev havia assinado emendas a leis sobre álcool em julho de 2011, a fim de reclassificar cerveja como bebida de alto teor alcoólico. A nova lei, que entra em vigor nesta terça-feira, restringe a quantidade de cerveja que lojas e restaurantes podem vender e proíbe o comércio dessas bebidas entre 23h e 8h, segundo a Interfax.

A cerveja também não poderá ser comercializada nos quiosques, que são populares pontos de venda de bebidas em Moscou.

Em 2012, os impostos russos sobre a cerveja cresceram em 20% e, segundo um planejamento do Ministério das Finanças aprovado em 2011, crescerão em mais 25% em 2013, e 20% em 2014. A Rússia também elevou o preço mínimo para a vodka e baniu publicidade de bebidas alcoólicas, inclusive na internet.

Companhias de cerveja, incluindo as populares Carlsberg e a Anheuser-Busch InBev, têm confiado no mercado crescente das bebidas na Rússia para compensar perdas em outros países europeus. No entanto, o sucesso inicial de tal comércio tem grandes chances de ser afetado pelas restrições do governo nos últimos anos.

Fonte: Agência O Globo

Deixe um comentário