Economia Turismo Últimas Notícias

Saiba mais sobre a candidatura de Pernambuco para sediar o HUB da Latam

PERNAMBUCO VOANDO ALTO

Pernambuco está concorrendo para ser o Estado do Nordeste escolhido para receber o novo centro de conexões (HUB) da Latam Airlines, grupo formado pelas companhias LAN e TAM. A candidatura pernambucana se destaca pela localização estratégica, o melhor aeroporto do Brasil e a proximidade do Recife a diversos polos de desenvolvimento. Além disso, Pernambuco dispõe de infraestrutura e economia forte, capaz de abrigar mais este investimento, que vai movimentar cerca de R$ 3,9 bilhões e gerar 12 mil empregos, além de fazer nosso Estado voar ainda mais alto.



O MELHOR AEROPORTO

A primeira vantagem de Pernambuco é o próprio Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre, no Recife. Considerado o melhor do País em recente pesquisa de satisfação de passageiros, nosso terminal aéreo reúne as melhores condições econômicas, de infraestrutura aeroportuária e urbana e de integração junto ao trade turístico e aos polos de desenvolvimento.

O aeroporto possui 52.000 metros quadrados de área, tem 11 pontes de embarque e possui uma pista com 3.007 metros quadrados. Sem contar que também possuímos a capacidade de expansão de 1.351.695 metros quadrados.



A MELHOR LOCALIZAÇÃO

Pernambuco está no centro geográfico do Nordeste e a 300 quilômetros de três capitais, três aeroportos internacionais, dois aeroportos regionais e cinco portos internacionais. Tudo isso com uma população de 8.796.032 habitantes, numa área de 98.311 km², divididas em 12 regiões de desenvolvimento e 185 municípios, incluindo o distrito de Fernando de Noronha. E apenas a 800 quilômetros de seis capitais, mais cinco aeroportos internacionais e 10 portos internacionais.

O Estado já dispõe de rotas internacionais que estão a 7 horas de Portugal; 8 horas e 30 minutos dos Estados Unidos; 7 horas do Panamá; 10 horas da Alemanha; 5 horas da Argentina; e 4 horas e 30 minutos de Cabo Verde, na África. Pelo mar, também dispomos de diversas rotas: são 7 dias para os Estados Unidos, 9 para a Holanda e 14 para a África do Sul.

O Aeroporto Internacional do Recife ainda sai na frente por estar localizado numa área urbana e estar a 7 quilômetros do polo hoteleiro, a 11,7 quilômetros do terminal marítimo de passageiros e a 32,6 quilômetros do terminal rodoviário.

O ESTADO MAIS FORTE

Pernambuco é o estado economicamente mais forte para receber o HUB da TAM. Há oito anos, crescemos mais do que o Brasil. De 2007 a 2013, foi registrado um crescimento de 42,3% no PIB pernambucano. E, apenas no primeiro trimestre deste ano, enquanto o Brasil vive uma grave crise econômica, Pernambuco já cresceu 0,6%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Estado também possui o Polo Automotivo, o Polo Petroquímico, a Indústria Naval e o Polo Energético como investimentos estratégicos. Também são ofertados serviços de economia criativa e inovação, como o Porto Digital, o C.e.s.a.r. (duas vezes eleito o melhor centro de tecnologia do País) e as universidades. Sem falar que no estímulo realizado com um polo farmacoquímico, de metalmecânica e de eletroeletrônicos (Parqtel).

Também merece destaque o papel do Turismo como segmento forte na economia pernambucana, que deu um salto (passando dos 3.904.029 turistas em 2011 para 4.636.365 em 2014). Em média, 96% dos turistas querem um dia voltar a Pernambuco.

Além disso, o Recife é o segundo polo médico do País, com 417 hospitais, 180 mil internações/ano e 14 mil médicos. Pernambuco também é sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que atende a seis estados do Nordeste, e conta com a presença dos consulados dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, China, Itália, Japão, Argentina, Portugal e Venezuela.

CRONOLOGIA PELO HUB

Confira o passo a passo feito pelo Governo de Pernambuco para trazer o HUB da TAM para o Estado:

– 17/04/2015 – O holding Latam Airlines – grupo da TAM e LAN – anunciou que estava realizando um estudo de viabilidade para operacionalizar a ampliação em voos entre América do Sul e a Europa. Também foi anunciado que a disputa envolveria Recife, Natal e Fortaleza.

– 04/05/2015 – O governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, se reuniram com a presidente executiva da TAM, Cláudia Sender, para falar sobre o HUB. Acabaram sabendo que a TAM pretende anunciar a sede do HUB até o final do ano, que o investimento deve girar em torno dos R$ 3,9 bilhões e que deve criar entre 8 e 12 mil empregos diretos e indiretos.

– 11/06/2015 – O governador Paulo Câmara promove reunião suprapartidária para unir forças de todos os políticos do Estado em prol do HUB no Recife. A reunião aconteceu no Palácio do Campo das Princesas.

– 15/06/2015 – O governador Paulo Câmara reuniu a bancada federal de Pernambuco (deputados e senadores) para pedir ajuda com as negociações em prol do HUB em Brasília.

– 07/07/2015 – O governador Paulo Câmara tem encontro com o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, para pedir a cessão de áreas que permitam expandir a pista do Aeroporto Internacional dos Guararapes. E inicia a construir alternativas junto a Infraero.

– 13/07/2015 – Sport, Náutico e Santa Cruz declaram apoio a campanha pelo HUB no Recife.

Deixe um comentário