Esportes

Santa Cruz, Vasco e Portuguesa respondem por quase 25% dos empates da Série B

BLOG DO TORCEDOR-  JC Online

Advertência: a palavra empate será repetida exaustivamente ao longo da matéria tamanhos são os… empates dos envolvidos.

Aviso posto, vamos aos fatos. Há um triplo empate dos campeões do empate. Vasco, Santa Cruz e Portuguesa saíram de campo sem vencer nem serem vencidos nada menos que dez vezes na Série B 2014. Esse resultado representa 43,4% dos jogos do time pernambucano na competição. Dos outros, o índice é de 41,6%. A explicação é que o Santa tem um jogo a menos (23×24). Por coincidência, o Time do Povo e os rubro-verdes alcançaram a marca na mesma 24ª rodada.

Junto, o trio responde por quase um quarto dos empates do campeonato. Mais precisamente 24,5% de tudo que terminou como começou. Duas outras equipes estão bem próximas. O Oeste e o Sampaio Corrêa já empataram nove vezes. O que chama a atenção em tricolores, lusos e vascaínos é que, apesar de iguais nas igualdades, eles ocupam posições bem diferentes na classificação: um no topo, um no meio e outro no fim.

O 11º colocado Santa Cruz está no meio da lista pelo equilíbrio entre vitórias e derrotas. Até agora venceu sete vezes e perdeu outras seis. O aproveitamento é de 45%.

O tricolor iniciou a Série B impressionando na repetição das igualdades. Nas sete primeiras rodadas, o time não vez nada a não ser empatar. Foram seis vezes por 1×1 e um 0x0. O mais curioso é que essa síndrome fez o time pernambucano segurar a mais longa série sem derrota da Segundona, algo que ninguém no Arruda ostentava até chegar a primeira vitória, o 2×0 em cima do Boa, no dia 27 de maio.

Mais dois triunfos seguidos, contra Joinville e Ponte Preta mudaram completamente o jogo e a “empatite” – neologismo criado da fusão entre empate e a doença hepatite – virou invencibilidade. Depois o time entrou numa gangorra de vitórias e derrotas até conseguir dois empates seguidos com Sampaio Corrêa e Avaí. Já distantes daquele início estranhos, os resultados foram considerados positivos. “Ponto conquistado fora de casa é sempre importante” e declarações semelhantes eram ouvidas.

O Vasco está no G4, em quarto lugar, porque apesar dos empates conseguiu vencer bem mais do que perdeu. Foram 11 triunfos contra apenas três derrotas. Para ter uma ideia, o líder Joinville perdeu seis vezes até agora. Já a Lusa vive o outro lado da moeda. Os dez empates representam pouco mais da metade de seus 19 pontos. É o time que menos venceu, apenas três.

Veja os dez empates do Santa

Santa Cruz 1×1 ABC
Portuguesa 1×1 Santa Cruz
Santa Cruz 1×1 Paraná
Santa Cruz 0x0 Luverdense
Icasa 1×1 Santa Cruz
Oeste 1×1 Santa Cruz
Santa Cruz 1×1 América Mineiro
Sampaio Corrêa 0x0 Santa Cruz
Avaí 0x0 Santa Cruz
Santa Cruz 1×1 Icasa

Deixe um comentário