Saúde Últimas Notícias

Saúde e Correios mobilizados contra a dengue

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com os Correios Pernambuco, está levando orientações sobre a prevenção da dengue a 1,5 milhão de domicílios, sendo 530 mil somente no Recife. Nesta quarta-feira (22), quase dois mil carteiros e 700 atendentes comerciais (vestidos com a camisa da campanha “Em nossa casa a dengue não entra”) de todas agências do Estado se engajam na mobilização, levando, até o dia 6 de setembro, além das correspondências habituais, materiais educativos e informações sobre as principais formas de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

No Recife, a ação teve início no Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) Afogados, com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e do diretor regional dos Correios em Pernambuco, Pedro Mota. Os carteiros, antes sair para as ruas, receberam capacitação de técnicos da Vigilância Epidemiológica da SES. A ideia é que eles possam tirar dúvidas e orientar a população sobre as principais formas de evitar a doença.

“Utilizaremos o carteiro como propagador de informações úteis no combate ao mosquito. É um profissional que chega perto da população e esse contato direto é favorável. Pela sua credibilidade junto à população, o carteiro pode potencializar a conscientização e evitar a proliferação do transmissor. A ideia é que o cidadão assuma essa postura de eliminar os focos sem depender apenas do agente de saúde”, pontua o secretário Antonio Carlos Figueira.  Carteiros que atuam nas cidades de Caruaru, Agreste do Estado, e Petrolina, no Sertão, também receberão palestras de sensibilização. Nesse primeiro momento, as capacitações, que serão realizadas nesses três polos, atingem 200 profissionais, sendo 30 no Recife, 75 em Caruaru e 43 em Petrolina.Para a ação, a SES disponibilizou três mil camisas, 100 mil folders e 300 cartazes. Nas três agências centrais dos Correios do Recife, Petrolina e Caruaru, serão montados protótipos de um laboratório que demonstrará à população o ciclo do desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. “Haverá a exposição dessas espécimes vivas e a população poderá conhecer como se apresentam em cada estágio. Agentes de saúde e sanitaristas poderão orientar sobre o vetor”, comenta a coordenadora do Programa Estadual da Dengue da SES, Claudenice Pontes. A população terá à disposição panfletos, cartazes e folders com informações sobre a dengue.

REDUÇÃO DA MORTALIDADE – Este ano, Pernambuco confirmou 16 óbitos por dengue: 5 no Recife, 3 em Olinda, 3 em Jaboatão dos Guararapes, 1 em São Lourenço da Mata, 1 em Pesqueira, 1 em Camaragibe, 1 em Joaquim Nabuco e 1 em Paulista. Isso representa uma redução de 200% na mortalidade em comparação ao mesmo período de 2011, quando foram confirmados 49 óbitos. Em relação aos casos graves de dengue (com complicação ou hemorrágica), foram notificados 254 em 2012, com 163 confirmações. Em 2011, no mesmo período, foram 460 casos confirmados.

Até o momento, foram notificados 56.024 casos de dengue (21.969 casos confirmados), distribuídos em 184 municípios do Estado. Isso representa um aumento de 85,40% em relação ao mesmo período de 2011, que notificou 30.218 casos, confirmando 13.123 desses. Considerando as duas últimas semanas epidemiológicas de 2012, observa-se uma redução proporcional de 57,45%. Os dez municípios com maior percentual de notificação são: Recife (22,98%), Jaboatão dos Guararapes (6,65%), Caruaru (4,91%), Olinda (4,39%), Cabo de São Agostinho (4,24%), Afogados da Ingazeira (4,12%), Paulista (2,95%), Abreu e Lima (2,65%), Ipojuca (2,27%) e Goiana (1,84%).

 

Deixe um comentário