Sem categoria

Saúde pública: Prefeitura de Goiana acolhe recomendação do MPPE e inicia construção de abrigo para animais abandonados

Após se reunir com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para discutir a política de controle das zoonoses (doenças infecciosas que podem ser transmitidas de animais para os seres humanos), a Secretaria de Saúde de Goiana informou à Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Goiana que já iniciou as providências para construir um abrigo municipal para animais abandonados. O local já foi definido e passará pelas adequações necessárias para receber o equipamento.

A criação do abrigo foi um dos pontos da recomendação expedida pelo MPPE ao município de Goiana, motivada pela ausência de uma política pública estruturada para o controle das zoonoses na cidade. O Ministério Público também recomendou a construção de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de tipo 3, no prazo de 180 dias.

De acordo com o promotor de Justiça Fabiano Saraiva, foi instaurado procedimento administrativo para estimular o poder público a estruturar sua política de controle de zoonoses, uma vez que é comum encontrar animais soltos nas vias públicas de Goiana.

“Constam nos autos informações de que existe um projeto da Vigilância Sanitária Municipal para a promoção dos cuidados necessários aos animais abandonados, mas sem cronograma de implementação. A presença de cães, gatos, suínos, caprinos e demais espécies nas vias públicas gera risco de transmissão de doenças, transtornos sociais como acidentes de trânsito e agressões a seres humanos, além de gerar risco à vida dos animais”, destacou Fabiano Saraiva no texto da recomendação.

Deixe um comentário