Economia Últimas Notícias

Secretaria da Mulher de Pernambuco ganha prêmio da ONU

A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher) recebeu nesta segunda- feira (25) o prêmio concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria Promoção da Inclusão de Gênero nos Serviços Públicos, para o projeto Chapéu de Palha Mulher, que atende as mulheres rurais do Estado.

O certificado foi entregue em Nova Iorque, ao Governador Eduardo Campos e à Secretária Cristina Buarque. O Prêmio presta reconhecimento pela excelência e qualidade do serviço que a SecMulher oferece, contribuindo para a redução das desigualdades entre mulheres e homens do Estado.

O Projeto agraciado, o Chapéu de Palha Mulher, foi criado em 2007, com o objetivo de interiorizar as ações de gênero em Pernambuco, atendendo no período da entressafra as trabalhadoras rurais da zona canavieira e do Vale do São Francisco, região da fruticultura irrigada. A proposta surgiu a partir da demanda de mulheres do movimento social do campo, na perspectiva de corrigir desvantagens históricas e permitir o acesso das mulheres a políticas públicas e a novas oportunidades de trabalho e renda.A iniciativa tem como finalidade fortalecer a cidadania das mulheres através de cursos de políticas públicas, gênero, raça e etnia, e de cursos profissionalizantes que contribuem para a inserção e ascensão das mesmas ao mercado de trabalho. Durante o período de formação, a renda das trabalhadoras rurais é complementada com o pagamento de uma bolsa.

Como fruto do trabalho desenvolvido pelo projeto, surgiu a necessidade de se construir um documento contemplando demandas das mulheres rurais, e de se constituir uma Comissão de Mulheres Rurais. Assim, foi elaborado o I Plano de Políticas Públicas para as Mulheres Rurais, construído pela SecMulher, em parceria com a Comissão (composta por 16 movimentos sociais do campo e cinco secretarias de estado).

O referido Plano foi aprovado pelo governador do Estado em maio de 2010. Como estratégia de atuação, a SecMulher busca, também, consolidar a Rede de Agentes de Políticas Públicas para as Mulheres Rurais, formada por mulheres de base e trabalhadoras que participam das atividades do Projeto Chapéu de Palha Mulher e de outras ações desenvolvidas pela SecMulher.

Além da Secretaria da Mulher, o Governo de Pernambuco será premiado pelo trabalho da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O Estado será o único no Brasil a conquistar duas premiações no mesmo ano. Mais de 400 pessoas devem participar da cerimônia de premiação, que ocorrerá durante as comemorações do Dia do Serviço Público das Nações Unidas, em evento que terá como tema “Inovação no envolvimento dos cidadãos para uma governança efetiva”.

Números – Em 2011, o Projeto Chapéu de Palha Mulher atendeu 21.251 pessoas, sendo 16.724 mulheres rurais e 4.527 crianças, beneficiando 98 municípios das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão pernambucanos.

Deixe um comentário