Educação

Secretaria de Educação oferece curso de aperfeiçoamento para técnicos Educacionais

A formação dos profissionais de educação que integram a Rede Estadual de Ensino é uma prioridade que vem sendo tratada com atenção pelo Governo do Estado. A exemplo do que foi oferecido aos professores, no Progepe, a Secretaria de Educação abre as inscrições, desta quarta-feira (06) até o dia 20 de junho, através do site www.educacao.pe.gov.br, para uma formação continuada destinada a técnicos educacionais e demais servidores do Governo do Estado, o Programa de Formação Continuada de Técnicos Educacionais (PROTEPE).

O programa será realizado em duas fases, que compreendem o curso de aperfeiçoamento em gestão escolar e a certificação. O objetivo é assegurar os conhecimentos, habilidades, atitudes e competências requeridas pelo modelo de gestão para resultados, implantado pela administração estadual. O credenciamento obtido na certificação é requisito indispensável para o técnico educacional submeter-se ao processo de seleção para o mestrado.Os demais servidores efetivos do Governo do Estado de Pernambuco, com exceção dos professores que deverão realizar o curso através do PROGEPE, poderão participar do curso de aperfeiçoamento em gestão escolar, entretanto não participarão da etapa de certi?cação, recebendo apenas uma declaração de conclusão do curso de aperfeiçoamento em gestão escolar.

O curso de aperfeiçoamento em gestão escolar e a certificação serão realizados pela Fundação Universidade de Pernambuco (UPE), conveniada com a Secretaria de Educação, nos polos correspondentes aos municípios-sede de cada Gerência Regional de Educação (GRE), mediante cronograma estabelecido na portaria publicada no dia 1 de junho do Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

Carga horária- O Curso de aperfeiçoamento, que está previsto para começar no dia 30 de junho, terá duração de 180 horas, com metodologia presencial e a distância, com aulas presenciais obrigatoriamente no sábado.

Certificação – Após a conclusão do curso de aperfeiçoamento, o técnico educacional será submetido a uma avaliação de conhecimentos em gestão escolar, de caráter obrigatório, que tem por finalidade aferir competências profissionais. Aprovado nessa análise, pré-requisito para a seleção do mestrado, o técnico educacional deverá ter participação comprovada no curso de aperfeiçoamento com frequência mínima de 80% (oitenta por cento). Para o técnico educacional ser certificado na avaliação em conhecimento em gestão escolar deverá ter obtido nota igual ou superior a 07 (sete).

A aplicação da prova deverá acontecer simultaneamente nos municípios sede das dezessete GREs, no dia 04 de novembro de 2012, das 8h30 às 12h30. A relação nominal dos técnicos educacionais com a indicação dos respectivos locais de prova será publicada no endereço eletrônico da Secretaria de Educação.

Do mesmo modo ocorrerá com a certificação, que também será divulgada no Diário Oficial de Pernambuco e no endereço eletrônico da Secretaria de Educação, no dia 7 de novembro.

Deixe um comentário