Últimas Notícias

Secretarias discutem ações para saúde da mulher

Foto: SES

As secretarias estaduais de Saúde (SES) e da Mulher (SecMulher) fecharam parceria para otimizar as ações do Plano Intersetorial de Atenção Integral à Saúde da Mulher no Estado de Pernambuco. O termo de cooperação técnico-operacional foi assinado pelos secretários das duas pastas, Antonio Carlos Figueira e Cristina Buarque, na sede da SES, no Bongi, nesta quarta-feira (01).
“Este é um momento significativo para a concretização de um desejo de ter essa integração entre as secretarias. O SUS teve uma grande evolução nos últimos tempos, mas as mulheres e as crianças ainda não são o ofoc das grandes indústrias. Precisamos oferecer um pré-natal eficiente, tratar da anemia falciforme e garantir todo o apoio nos casos de câncer do colo do útero, de mama e de pele”, explicou o secretário Antônio Carlos Figueira.
O secretário de Saúde também frisou a necessidade de oferecer toda a linha de cuidado a esse segmento da população. “Não adianta oferecer a mamografia se não há a garantia de tratamento e de cirurgia”, ressaltou. A secretária da Mulher, Cristina Buarque, ainda afirmou que “esse é um plano conjunto, enxuto, e que vai focar no grupo de mulheres que mais precisa, como na população negra, pescadoras e trabalhadoras rurais”.
PARCERIA – O Plano Intersetorial é um instrumento de orientação para as estratégias de integração das ações da SecMulher e SES até o ano de 2014, voltadas para a melhoria da qualidade de vida das mulheres em Pernambuco. Entre os objetivos, implementar as ações do Plano Estadual de Prioridades para o Enfrentamento à Feminização da Epidemia de Aids e outras DST em Pernambuco; fomentar estratégias de atenção à saúde da mulher vítima de violência doméstica e sexual; garantir atenção a saúde da mulher negra, em especial no tratamento da doença falciforme, alteração genética que afeta os glóbulos vermelhos.
Serão também conjugados esforços para expandir o acesso e garantir atenção de qualidade ao câncer de colo uterino, de mama e de pele; apoiar as ações de melhoria da atenção ao pré-natal, parto e nascimento; além de capacitação e mobilização de 113 Organismos Municipais de Políticas para Mulheres em nível local para participação nos programas de saúde.

*Com informações da SES

Deixe um comentário