Destaques Últimas Notícias

Segunda fuga é registrada no Presídio de Itaquitinga, inaugurado em 2018

Um preso fugiu, na madrugada desta terça (21), do complexo penitenciário de Itaquitingainaugurado em janeiro de 2018 na Zona da Mata de Pernambuco. Esta é a segunda fuga registrada neste ano na unidade 1, que tem capacidade para mil presos e conta atualmente com 275 detentos.

O preso que fugiu foi identificado como Jobson Ricardo de Paula, de 24 anos, segundo o governo estadual. Ele responde por roubo e homicídio, de acordo com informações contidas no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou que as circunstâncias da fuga são investigadas. Em nota, disse que apura o caso, em parceria com a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), e que tomou “providências para a recaptura do preso”.

Primeiro caso

A primeira fuga em Itaquitinga foi registrada em 12 de fevereiro de 2019. Dois detentos escaparam do Módulo B, que reúne os presos de menor periculosidade. Na época , o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, informou ao G1 que não havia buraco ou corda na unidade.

Obras

Os trabalhos em Itaquitinga se arrastam há quase uma década. A ideia inicial era fazer um projeto com Parceria Público Privada (PPP), que não deu certo. Em 2012, as obras foram paralisadas. A construção foi reiniciada em 2017 e o primeiro dos cinco módulos foi entregue em 2018.

Unidade federal

Em dezembro de 2018, o governo estadual repassou para a União a posse do 3º módulo do Centro de Ressocialização de Itaquitinga, com capacidade prevista de 300 vagas.

A ideia é receber presos sentenciados ou provisórios que se enquadrem no Regime Disciplinar Diferenciado. A obra nesse presídio de segurança máxima federal será monitorada por uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

*G1PE

Deixe um comentário