Destaques Últimas Notícias

Seminário de Agroecologia debate sobre a Segurança Alimentar e Nutricional em Lagoa de Itaenga

A Segurança Alimentar e Nutricional trata sobre o direito de todos ao acesso regular a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, respeitando a diversidade cultural e que sejam ambiental, econômica e socialmente sustentáveis e destina-se à população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. O 1º Seminário de Agroecologia para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, promovido pela Associação de Produtores e Moradores Agroecológicos do Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos –ASSIM, através do Projeto Nos Trinques, debateu sobre a dimensão desse problema.

A programação aconteceu na última quinta- feira (10), no Centro do Artesanato de Lagoa de Itaenga,  e na sexta- feira (11), em frente a Igreja Matriz de São Sebastião. O evento buscou a sensibilização das pessoas envolvidas na produção de alimentos orgânicos, além de trazer soluções para o problema da falta de alimentos. Durante o evento, foram realizadas as análises de cenários, apresentadas pesquisas e estudos por renomados profissionais, na perspectiva de enfrentamento de desafios, de busca de soluções e de novos posicionamentos sobre a Segurança Alimentar e Nutricional.

A primeira parte da programação do evento contou com a temática “Agroecologia na Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”, com a participação da professora Simone Rabelo da Cunha- do Instituto Federal de PE (IFPE) e do Engenheiro Agrônomo, Thiago Edvaldo. Eles explicaram conceitos sobre segurança alimentar com exemplos do cotidiano e ressaltaram a importância de debater o assunto. Além de apresentar algumas plantas alimentícias não convencionais (PANCs), que são os vegetais ou porções de plantas comestíveis que usualmente não são consumidos no dia a dia da população. Muitas plantas são consideradas sem uso pela população, apenas identificadas como mato, praga ou erva daninha.

No horário da tarde, a engenheira agronôma, Gizelia Barbosa Ferreira, trouxe uma explanação sobre “A importância da Agricultura Familiar na produção de alimentos agroecológicos”, especialmente na Mata Norte de Pernambuco. Em seguida, foi apresentado o eixo sobre “Segurança Alimentar na terceira idade” e a “Alimentação saudável na prevenção de doenças”, com a engenheira agrônoma, Rubenice Maria Freitas. Os participantes também degustaram algumas receitas das oficinas de culinária, desenvolvidas por pessoas idosas do Projeto Nos Trinques: alimentação saudável e consumo consciente, realizado pela ASSIM.

A apresentação da orquestra Sopro da Vida, do Distrito de Apoti, Muinicípio de Glória do Goitá,  composta por crianças e adolescentes que fazem parte do SERTA, através do Projeto Criança Desenvolvendo Cidadania, encantou o público. Ao som de grandes sucessos do Forró, os músicos esbnjaram talento e a valorização da sua identidade cultural.

Destaque também para a participação dos alunos da rede estadual de Ensino que marcaram presença durante a programação, além do Grupo de Convivência da Pessoa Idosa de Lagoa de Itaenga, e os agricultores familiares agroecológicos. Representantes da Gestão Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e de Educação, Poder Executivo, Banco do Nordeste, entre outras instituições parceiras estiveram prestigiando o seminário.

A programação do segundo dia de evento foi marcada pela inauguração da Feira Agroecológica de Lagoa de Itaenga, em frente a Igreja Matriz de São Sebastião, no centro da cidade. Um grupo de agricultores associados da ASSIM realizará a comercialização dos produtos orgânicos, no horário das 6h às 9hs, sempre às sextas- feiras. Estarão disponíveis uma variedade de produtos como hortaliças, tubérculo, frutas e produtos beneficiários (bolos e pães).

Incentivo// O Projeto Nos Trinques visa promover a participação ativa e contínua de pessoas idosas e seus familiares – agricultores familiares, clientes das feiras agroecológicas e participantes do Grupo de Convivência de Lagoa do Itaenga, para que se reconheçam como atores sociais de um projeto que fomenta o consumo consciente e a segurança alimentar. É executado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e a Prefeitura de Lagoa de Itaenga, com o apoio dos financiadores Daniel, Elo, Grupo GR, Meta, Nubank e Usiminas.

Deixe um comentário