Saúde Últimas Notícias

Sertão: audiências públicas apresentam Pacto pela Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) inicia, nesta sexta-feira (01), uma série de audiências públicas, em todas as regiões do Estado, para apresentar os indicadores de todos os municípios pernambucanos, que foram analisados pelo Pacto pela Saúde e que estão diretamente relacionados aos índices de mortalidade por causas evitáveis. Os resultados serão detalhados para gestores municipais, políticos, conselheiros de saúde, sociedade civil organizada e população em geral.

As audiências começam pelo regional cuja sede é Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. O evento será realizado, a partir das 14h desta sexta, no Auditório da Ceralpa, na Rua 15 de Novembro, Nº 36, no centro de Afogados da Ingazeira. O evento terá a presença da secretária-executiva de Coordenação-Geral, Ana Paula Sóter. No dia seguinte, no sábado (02/03), o secretário Antonio Carlos Figueira estará na região com sede em Salgueiro, cuja audiência terá início às 9h no auditório da Gerência Regional de Educação (GRE), localizado na Travessa Lourival Sampaio, nº 395, em Salgueiro.

Criado em 2011, o Pacto pela Saúde é uma ferramenta de gestão inédita que detalha importantes indicadores da atenção à saúde dos 184 municípios de Pernambuco e do arquipélago de Fernando de Noronha, com o objetivo prioritário de reduzir os índices de mortes que podem ser evitadas. Para alcançar as metas estabelecidas, a SES, por meio das Geres, vai acompanhar, mensalmente, os indicadores de saúde que demonstram o desempenho da rede de serviços de todo o Estado, compreendendo as ações de atenção primária e de atenção especializada ambulatorial e hospitalar. A cada seis meses, novas audiências públicas serão realizadas, com a presença do secretário estadual de saúde, para apresentar a evolução desses indicadores.

“Essas audiências são importantes para que possamos explicar aos gestores e à população o que é o Pacto pela Saúde e detalhar os indicadores de um levantamento inédito no Estado, município por município. Com isso, vamos firmar parcerias e o compromisso de melhorar a assistência à saúde da população pernambucana”, avalia Antonio Carlos Figueira.

Entre os dados coletados dos municípios, estão: a proporção de gestantes com sete ou mais consultas de pré-neonatal, já que este tipo específico de atendimento ajuda no desenvolvimento da gestação e no combate à mortalidade materno-infantil; oferta de exames citopatológicos do colo do útero; proporção de óbitos por problemas no período perinatal, que têm ligação direta com as deficiências da assistência pré-natal, ao parto e ao recém-nascido; oferta de exames de mamografia, que pode detectar o câncer de mama em seu estágio mais inicial, possibilitando um tratamento mais exitoso; oferta de consultas especializadas; taxa de mortalidade por acidentes de trânsito; taxa de internações hospitalares por condições sensíveis à atenção primária, ou seja, que poderiam ser tratadas pelas equipes dos PSFs e/ ou policlínicas; regularidade no envio da informação sobre mortalidade; e cobertura da Estratégia Saúde da Família.Indicadores – Entre os índices analisados pelo Pacto pela Saúde, um dos que mais preocupam, nas regiões de Afogados da Ingazeira e Salgueiro, é a cobertura de exames citopatológicos do colo do útero, conhecido popularmente como Papanicolau. A maior parte dos os municípios das duas regionais apresenta, atualmente, cobertura menor que 18% das mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, quando o ideal seria que esse percentual estivesse, ao menos, em 23%. O exame pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. Por outro lado, o ponto positivo dos índices analisados pelo Pacto é a cobertura da Estratégia de Saúde da Família, que é superior a 70% em todas as cidades das VII e X Geres.

Municípios – Além do município sede, a região de salgueiro é formada pelas cidades: Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Serrita, Terra Nova e Verdejante. Já a região sediada por Afogados da Ingazeira é composta por Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama.

Agenda – O cronograma de audiências públicas para apresentar os indicadores do Pacto pela Saúde segue até o final de Abril. As próximas cidades a receber o evento são Arcoverde (09/03), Petrolina (15/03), Ouricuri (15/03), Serra Talhada (16/03), Garanhuns (22/03) e Caruaru (23/03). Depois, as audiências percorrerão os municípios de Limoeiro (05/04), Palmares (06/04) e Goiana (12/04).

Deixe um comentário