Últimas Notícias

Servidores da saúde federal em Pernambuco entram em greve

Servidores do Ministério da Saúde em Pernambuco entraram em greve nesta segunda-feira (30), por tempo indeterminado. Em assembleia, realizada no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (Nems-PE), no prédio da Sudene, os manifestantes decretaram a paralisação reivindicando mudanças nas tabelas salariais, reestruturação da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST), incorporação das gratificações e melhores condições de trabalho.

“Não temos uma discussão salarial há anos, nosso rejuste sempre acontece em cima da gratificação e nunca sobre o salário base. Com isso, o aumento para os aposentados é insignificante”, destaca o coordenador do Sindsprev-PE, José Bonifácio. “É  importante reforçar a luta para que seja incluído um aumento salarial para a categoria no orçamento da União do ano que vem, que será votado até o final de agosto”, complementa.

O atendimento nos hospitais públicos de Pernambuco não deve paralisar por completo, já que, segundo o coordenador, o Estado trabalha com servidores municipais, estaduais e federais nesses locais. Algumas das instituições que poderão apresentar problemas no atendimento na capital são os hospitais Barão de Lucena, na Iputinga, e Agamenon Magalhães, em Casa Amarela, que possuem, cada um, cerca de 300 servidores públicos federais atuando, entre médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos de radiografia e de análises clínicas.O coordenador ainda explica que o Ministério do Planejamento cancelou as reuniões marcadas. “Estávamos com reunião marcada e agora nos avisaram que novos encontros só deverão ser realizados entre 13 e 17 de agosto. É um descaso com a categoria”, informa.

PROTESTO – Nesta terça-feira (31), os servidores da saúde vão se concentrar no Nems-PE, seguindo para a Praça da Independência, para realização de protesto, a partir das 9h. O ato acontece em apoio às greves dos servidores federais e contra o Decreto 7777 do Governo Federal, que prevê a substituição dos servidores públicos federais em greve por funcionários estaduais e municipais.

*Com informações do NE10

Deixe um comentário