Saúde

SES capacita coordenadores da dengue de 28 municípios

Foto: Reprodução

Para diminuir os casos de dengue e evitar a subnotificação dos casos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reúne, durante esta semana, os coordenadores dos Programas de Dengue de 28 municípios das VII, VIII e IX Gerências Regionais da Saúde (Geres) para discutir a organização das ações, para prevenção e o enfrentamento de situações de epidemia. O encontro começou nesta segunda (18) e segue até sexta-feira (22), no Hotel Ayamara, no Cabo de Santo Agostinho.

Em 2012, nas três Geres, onde ficam situados os municípios que participam da capacitação, foram notificados 2.993 casos de dengue, com 958 confirmações. “Estamos capacitando 100% dos municípios pernambucanos para que eles possam enfrentar com eficácia a dengue, evitando um surto”, explicou a coordenadora do Programa da Dengue da SES, Claudenice Pontes. Durante o encontro, os coordenadores também serão capacitados para utilizar um novo larvicida, o Navaluron, no combate às larvas do Aedes Aegypt.

Os profissionais das Geres ainda saberão os protocolos de investigação. O curso engloba as ações do Plano de Contingência da Dengue, lançado em fevereiro com o intuito de diminuir o número de casos e orientar a população do que pode ser feito para evitar a proliferação do mosquito.Além disso, os participantes serão estimulados a implantar como rotina em seus municípios o Levantamento de Índice Rápido (LIRA), estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), que faz o mapeamento das áreas com a maior concentração de casos. A partir desse dados, é possível qualificar as atividades de campo com os agentes de saúde ambiental para eliminar os focos do mosquito.

DADOS – Em 2012 (até 09/06), foram notificados 45.945 casos de dengue (15.302 confirmados e 11.856 descartados), distribuídos em 181 municípios. Isso representa um aumento de 86,62% em relação ao mesmo período de 2011, que notificou 24.619 casos, confirmando 10.856 desses.

Os dez municípios com maior taxa de notificação em 2012 são: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Olinda, Afogados da Ingazeira, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Abreu e Lima, Ipojuca e Igarassu.

Até agora, foram notificados 199 casos de dengue grave (com complicação ou hemorrágica), com 57 confirmações. Em 2011, foram 398 casos confirmados no mesmo período. Em 2012, foram 37 óbitos notificados e seis confirmados, em Jaboatão dos Guararapes (2), Olinda (2) e Recife (2); 11 descartados e 20 em investigação. No mesmo período de 2011, houve a notificação de 53 óbitos suspeitos, sendo 31 confirmados.

Deixe um comentário