Saúde Últimas Notícias

SES inicia semana de mobilização para alavancar doação de órgãos

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), dá início, nesta terça-feira (25/09), à Semana Nacional de Doação de Órgãos, que segue até a próxima sexta-feira (28/09), com uma programação de eventos, capacitações e mobilização da população. A abertura será realizada no auditório da SES (Rua dona Maria Augusta, 519, Bongi, próximo ao terminal de ônibus do bairro), às 9h. Atualmente, cerca de 2,9 mil pessoas aguardam na fila de espera e, de cada dez familiares abordados, oito se negam a doar os órgãos de pacientes com quadro de morte cerebral (irreversível).

“A recusa dos familiares ainda é fruto de desconhecimento e mitos que terminam se consolidando, como o de que o paciente com morte cerebral ainda poderá ‘acordar’, ou mesmo de que o corpo fica mutilado com a retirada do órgão. No entanto, esse constante trabalho da Central junto à sociedade tem feito cair, ano a ano, a fila de espera, que já foi de 10 mil pacientes, há 5 anos, e hoje é um quarto disso. Apostamos na adesão da sociedade, com apoio de profissionais de saúde e a mídia, para um dia tornar essa espera por um órgão menos longa e dolorosa”, explica a coordenadora da CT-PE, Noemy Gomes.

Quando os doadores não aparecem, a espera pelo transplante se torna, muitas vezes, fatal para esses pacientes. A maior lista de espera é por um rim – 1.725 pessoas. Em segundo lugar, estão os que precisam de transplante de córnea (1.024). Em seguida, vem fígado, com 126 pessoas na lista de espera, e, por último, coração, e rim/ pâncreas, cada um com quatro pacientes. Até agosto deste ano, 1.097 transplantes foram realizados em Pernambuco. Em 2011, no mesmo período, o número foi de 678 procedimentos – um aumento de 62%. Em relação às doações, houve um aumento de 73% (48 doações em 2011 contra 83 este ano).PROGRAMAÇÃO – Dentro da programação, ainda na terça-feira, ocorre o III Encontro Estudantil de Incentivo à Doação de Órgãos. O evento acontece às 18h no auditório do Hospital da Restauração – principal unidade notificadora de morte encefálica e captadora de órgãos para doação do Estado. Na quarta-feira (26), técnicos da CT-PE e arte-educadores realizam, a partir das 9h, ações educativas na estação Central do Metrô do Recife e no Complexo Industrial de Suape. Na quinta-feira (27), a mobilização será no Mercado de São José. Ver programação completa abaixo.

Além das ações para mobilizar a população da RMR, a CT-PE programou, durante a Campanha, ações em Petrolina. Na cidade do sertão, haverá panfletagem e ações educativas no centro e no Campus da Universidade de Pernambuco (UPE). Além disso, haverá palestras e cursos para estudantes da área de saúde.

PANIFICADORAS – Em uma iniciativa inédita, a SES firmou uma parceria com as Entidades da Panificação de Pernambuco (EPÃO). Durante a mobilização deste ano, as principais padarias de Recife, Olinda e Jaboatão irão entregar a seus clientes os pães em embalagens diferentes, com dicas sobre a doação de órgãos. As informações contidas nos sacos de pão apresentam linguagem de fácil entendimento e explicam a importância da doação de órgãos, trazem dados sobre a fila de espera, orientam sobre os procedimentos para realizar a doação e, principalmente, estimulam a discussão sobre assunto entre os familiares durante as refeições. No total, foram confeccionadas 100 mil embalagens, integralmente custeadas pela SES. Também estão sendo distribuídas camisas da campanha aos atendentes.

“Essa ação está em sintonia com a campanha Diga Sim para a Vida Continuar, que estimula a discussão do assunto em família. As embalagens, que chegam às mesas das famílias de uma a duas vezes por dia, estimulam a abordagem do tema, e pode resultar em futuros transplantes. E ainda traz benefícios ao meio ambiente, já que estamos fornecendo material reciclável a padarias que normalmente utilizam as sacolas de plástico”, explica o superintendente de Comunicação da SES, Thiago Nunes.

De 23 a 30 de setembro (domingo a domingo), será exibido, nos horários comerciais das TVs da cadeia aberta, o vídeo da campanha, além da colocação, nos em principais pontos da cidade, de 35 outdoors.

PASSO A PASSO DA DOAÇÃO– O primeiro passo para o transplante deve ser dado pela pessoa que deseja ser doador, ao informar à família sobre sua intenção de doar. No caso de morte encefálica do paciente (o cérebro morre, mas o coração permanece batendo por algumas horas), os parentes devem procurar o médico responsável para expressar o desejo de doação. As equipes de captação de órgãos dos hospitais também conversam com as famílias para sensibilizar sobre a causa. Segundo a legislação de transplantes no Brasil, a doação de órgãos só pode ser feita se um familiar de até segundo grau autorizar.

A partir da assinatura do termo de autorização, a central encaminha o órgão para um receptor compatível obedecendo a ordem da lista única do Estado. A decisão deve ser rápida, para que o transplante seja bem-sucedido. Vale salientar que o corpo do doador não fica mutilado e que a idade não determina se alguém pode ou não ser um doador. Mais informações sobre transplantes podem ser obtidas pelo telefone 0800.281.2185.

PROGRAMAÇÃO

Recife –

TERÇA-FEIRA (25/09)

9h – Semana Nacional de Doação de Órgãos 2012 – Local: Auditório da SES (Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi)

18h às 21h – III Encontro Estudantil de Incentivo à Doação – Local: Auditório do HR

QUARTA-FEIRA (26/09)

9h – Ação educativa na Estação Central do Metrô do Recife

11h – Ação educativa no Complexo Industrial de Suape

QUINTA-FEIRA (27/09)

9h – Ação educativa no Mercado de São José

Petrolina –

TERÇA-FEIRA (25/09)

9h – Ação educativa e panfletagem no Campus da Universidade de Pernambuco (UPE)

QUARTA-FEIRA (26/09)

10h – Palestra para estudantes da área de saúde no Campus da Universidade de Pernambuco (UPE)

QUINTA-FEIRA (27/09)

9h – Ação educativa e panfletagem na Barquinha –Centro de Petrolina

14h – Treinamento para residentes de urgência de enfermagem sobre diagnóstico de Morte Encefálica e Manutenção Hemodinâmica do Potencial Doador. (Local: Auditório do Hospital de Urgência e Traumas de Petrolina).

 

Deixe um comentário