Esportes

Sport enfrenta o Vasco e precisa de vitória por reabilitação

Foto: Reprodução

Cinco jogos sem vitórias e a zona de rebaixamento está mais próxima. O Sport tem apenas dois pontos a mais que o Bahia, décimo sétimo e primeiro time no Z-4. Contratações caras foram feitas, e um melhor rendimento é esperado. Uma recuperação é necessária e pode começar nesta quarta-feira. O Leão enfrenta o Vasco na Ilha do Retiro, às 19h30, com o objetivo de vencer e reverter a sequência negativa, mas sabendo que uma nova derrota pode deixar a equipe em situação complicada.

O Sport quer voltar a fazer valer a força da Ilha do Retiro. Antes temido, o estádio rubro-negro não tem visto muita festa. O time só venceu duas das sete partidas disputadas. Empatou três e perdeu duas. São nove pontos conquistados de 21 possíveis — um aproveitamento baixo, 42,8%. Mais grave do que esses números é a força do adversário, vice-líder da Série A, com 31 pontos. A defesa vascaína não toma gols há seis jogos.

O técnico Vagner Mancini confirmou a equipe que vai a campo com a troca de um jogador e uma adaptação no esquema tático. Ele promove o retorno do volante Rivaldo após suspensão automática e, sem poder contar com o meia-atacante Willans, que tomou o terceiro cartão amarelo contra o São Paulo, decidiu por manter o volante Rithely. Assim, em vez de manter o 4-5-1 com três meias atacantes, vai com três volantes, adaptável ao 3-6-1, considerando que Tóbi pode fazer a função de zagueiro e a de volante, dependendo de um melhor encaixe com o adversário.A entrada de um volante a mais se dá no intuito de neutralizar esse setor do time do Vasco, comandado por Juninho Pernambucano, revelado pelo Leão. “Vamos enfrentar uma equipe que tem no meio de campo o seu ponto forte e, por isso, vamos ter uma boa marcação ali, sem deixar de ser uma equipe ofensiva”, argumentou Mancini.

O trinador vê na velocidade o caminho para a vitória. “O Sport deve ser rápido. Dessa forma vai incomodar o adversário, vai se resguardar rapidamente, vai ter uma maior chance de contra-ataque. Hoje eu estou priorizando a velocidade na equipe”, ponderou o treinador, que respondeu a perguntas sobre pressão por resultados afirmando que isso é coisa normal do futebol.

O atacante Felipe Azevedo, que defendeu o trabalho do técnico, reconhece a pressão por uma reação urgente no Brasileirão. “A gente precisa vencer de qualquer forma, pelo momento da gente na tabela. A gente precisa do resultado. Estamos tendo problemas no ataque e na defesa, mas temos que acertar isso. Se a zaga falhar duas vezes, a gente tem que fazer três gols. A gente tem que ter um conjunto equilibrado para vencer”, declarou Felipe Azevedo, explicando que o mais importante é manter uma distância dos últimos colocados.

“Nós não podemos entrar na zona de rebaixamento, porque, depois, é difícil de sair. É uma zona muito desconfortável. Queremos nos afastar. Tem uma distância pequena da zona de rebaixamento, mas também para o décimo colocado. Uma vitória diexa a gente numa situação mais confortável. O pensamento é vencer os dois jogos em casa, primeiro Vasco e depois o Figueirense”, comentou o atacante.

“Temos que ter uma atitude que o torcedor pense que o Sport veio para ganhar o jogo e, assim, nos apoie do início ao fim. O Vasco tem que ser molestado, agredido, pelo nosso ritmo de jogo. Quanto mais a gente deixar o sistema do jogo desconfortável para o adversário, é melhor para nós. E uma vitória pode nos dar tranquilidade”, projetou Mancini.

VASCO- Pensando na liderança, o Vasco encara o primeiro de dois confrontos seguidos fora de casa. A equipe vive um bom momento, com cinco vitórias e três empates nos últimos jogos. Um sistema defensivo sólido, que não sofreu gols nas últimas seis partidas, um armador em ótima fase, Juninho Pernambucano, e um atacante matador, Alecsandro, são os trunfos do time comandado por Cristóvão Borges. O meia Felipe, com dores no joelho, será um desfalque, apesar de não estar jogando como titular.

FICHA DO JOGO

SPORT: Magrão, Moacir, Diego Ivo, Aílson e Reinaldo; Tóbi, Rithely, Rivaldo, Marquinhos Gabriel e Felipe Azevedo; Gilberto. Técnico: Vágner Mancini.

VASCO: Fernando Prass, Auremir, Douglas, Dedé e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho Pernambucano e Carlos Alberto; Éder Luís e Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges.

Campeonato Brasileiro 2012 – 15ª rodada. Local: Ilha do Retiro. Data: 08/08/2012. Horário: 19:30. Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP). Assistentes: Márcio Luiz Augusto (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP).

 

Fonte: Blog do Torcedor

Deixe um comentário