Política

Teresa Leitão analisa repasse do Programa Operação Coletiva à Cehab

O repasse de verbas do Programa Operação Coletiva à Companhia Estadual de Habitação (Cehab) motivou pronunciamento da deputada Teresa Leitão, do PT. A parlamentar repercutiu matéria publicada nesta quinta (28 de agosto), no Jornal do Commercio, informando que o Estado perdeu o prazo e mais de 2.800 famílias ficaram sem moradia. De acordo com a deputada, o texto aponta que a Cehab recebeu verba suficiente da Caixa Econômica Federal para executar o programa, mas não investiu. 

O programa da Caixa é realizado com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e formalizado por meio de parcerias com entidades organizadoras. Ele é destinado a pessoas com renda mensal familiar bruta de até 900 reais, reunidas em grupos, e que recebem financiamento para aquisição, construção ou reforma de unidade habitacional. 

Teresa Leitão explicou que houve um esforço entre prefeituras e entidades civis, que entrariam com os terrenos, o Estado, com os projetos, e a Caixa, com o dinheiro e a fiscalização. A parlamentar alegou que a Cehab não cumpriu com a obrigação de executar as obras dentro dos prazos contratados. 

De acordo com a matéria do Jornal do Commercio, 3.817 famílias foram cadastradas em 2010 para receber casas por meio do programa. A publicação informa que, até o momento, 94 famílias foram contempladas.

Deixe um comentário