Educação Política Últimas Notícias

Teresa Leitão registra mobilização de professores da rede pública

A Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e sindicatos afiliados, foi destacada, nesta quarta (24), pela deputada Teresa Leitão, do PT. O evento teve início no dia 22 e vai até a sexta-feira(26).

A deputada informou que a mobilização acontece em todos os estados, pelo cumprimento da Lei do Piso, dos Planos de Carreiras, além da cobrança de benefícios que não foram pagos. Teresa também ressaltou a presença de professores na Assembleia, lembrando que, nessa quarta, pela agenda do movimento, os docentes se manifestaram em todas as casas legislativas do País.

A parlamentar salientou a importância da Lei do Piso, que também regulamenta a formação profissional e a jornada, e de garantir condições adequadas de trabalho ao segmento. Segundo a deputada, enquanto no Amapá o professor recebe 1.471 reais, no Distrito Federal o docente de mesmo nível ganha 4.200. Em Pernambuco, a deputada destacou que os dois mil professores de nível superior da rede estadual até recebem um salário equiparado, mas os 20.000 docentes de nível médio têm um dos piores salários do País. Teresa também fez um apelo ao Governo do Estado para que volte atrás e não corte o ponto dos professores que participam da mobilização.

Manoel Santos, do PT, além de Terezinha Nunes e Daniel Coelho, do PSDB, salientaram que a discussão sobre o tema não tem cor partidária e que o Parlamento deve apoiar a categoria. Tony Gel, do Democratas, pediu aos membros do Sintepe que deem apoio ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Caruaru na negociação atual com o prefeito do município.Sílvio Costa Filho, do PTB, afirmou que respeita a mobilização, mas lembrou que os docentes obtiveram muitas conquistas na gestão de Eduardo Campos. O presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa, do PDT, ressaltou que a Casa recebeu um projeto de lei do Executivo visando o reajuste do piso da categoria. O deputado lembrou que a matéria tramita em regime de urgência e é resultado das negociações com o sindicato. Uchoa ressaltou que a inciativa é mais um passo em busca da valorização do servidor.

Deixe um comentário