Destaques Regional Saúde Últimas Notícias

Timbaúba fica sem coleta de lixo devido a impasse entre prefeitura e Câmara e decreta situação de calamidade

A prefeitura de Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, decretou situação de emergência e calamidade na cidade, nesta terça-feira (8), por estar, desde o fim de semana, sem coleta de lixo. O problema ocorre devido a um impasse entre o Executivo e a Câmara de Vereadores.

A população segue colocando os sacos de lixo nas calçadas para que a equipe da coleta leve quando o caminhão passar. Segundo os moradores, há vários dias, os resíduos não são retirados das ruas da cidade, causando um acúmulo no local.

O serviço de varrição, no entanto, não foi afetado, mas os funcionários, com carroças, levam só folhas, galhos, garrafas e pequenos resíduos deixados. O lixo doméstico não é coletado.

“Pedimos intervenção do Ministério Público, pela total irresponsabilidade do nosso gestor”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Timbaúba, Josinaldo Barbosa.

O prefeito Ulisses Felinto (PSB) explicou que pediu à Câmara de Vereadores um remanejamento de orçamento de R$ 14 milhões, para pagar vários serviços, incluindo a coleta de lixo. O valor, no entanto, ainda não foi aprovado. Ele afirmou que, na quarta-feira (9), o serviço estará normalizado.

“Nós não podíamos esperar pela decisão da Câmara, porque a cidade estava sofrendo. Os cidadãos estavam sofrendo com essa sujeira. Era arriscado ter um caos de saúde pública no nosso município. Por isso, decretamos emergência e calamidade para que o lixo não parasse e eu pudesse me justificar por usar um dinheiro que não foi aprovado pela Câmara ainda”, declarou.

*G1PE

Deixe um comentário