Saúde Últimas Notícias

Tuberculose: SES capacita coordenadoras municipais

Por ano, são diagnosticados 4,3 mil novos casos de tuberculose em Pernambuco. Em 2011, foram registrados 4.353 casos novos e em 2012, 4.393. Esse número deixa o Estado no quarto lugar em incidência de casos novos e o segundo lugar em mortalidade no País. Para enfrentar essa situação, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está capacitando 150 profissionais em Manejo Clínico em Tuberculose. O seminário começa nesta terça (09) e quarta-feira (10), no Orange Praia Hotel, em Itamaracá.

De acordo com o Programa de Prevenção e Controle da Tuberculose da SES, as atividades buscam capacitar os novos coordenadores municipais de tuberculose para o enfrentamento da doença; Entre os temas abordados, estão: epidemiologia da tuberculose no mundo/Brasil/Pernambuco, manejo clínico– diagnóstico ao tratamento, atualização em tuberculose pediátrica, rotina e estratégias do programa de controle da tuberculose e sistema de informação de agravos de notificação (Sinan).

DOENÇA – A tuberculose é uma doença grave, porém curável, em praticamente 100% dos casos novos, desde que os princípios do tratamento sejam seguidos. É um problema de saúde prioritário no Brasil, que juntamente com outros 21 países em desenvolvimento, alberga 80% dos casos mundiais da doença. Doença curável e evitável, a tuberculose mata aproximadamente 4.500 pessoas no Brasil, a cada ano. Em sua maioria, os óbitos ocorrem nas regiões metropolitanas e em unidades hospitalares. Em Pernambuco ocorrem, em média, 380 óbitos por ano (segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade/SIM). A capital pernambucana encontra-se em segundo lugar em mortalidade dentre as capitais brasileiras.

SANAR – A tuberculose faz parte da lista de doenças negligenciadas combatidas pelo Projeto Sanar – Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas da SES, lançado no mês de maio. Atualmente, profissionais de saúde que atuam nos municípios prioritários estão sendo capacitados no combate à doença. O Sanar tem o objetivo de colocar, pela primeira vez, a redução da incidência da tuberculose como prioridade em Pernambuco.

 

Deixe um comentário