Sem categoria

TURISMO// “Pernambuco é um céu aberto”

Por Paulo Ferreira

Nos fins de 1859, na celebre visita do imperador Dom Pedro II a Pernambuco, ele exclamou, encantado com as belezas naturais do lugar,: “Pernambuco é um céu aberto!”. Esta frase, anotada pelos cronistas, não foi dita à toa e mostra o quanto Pernambuco é um lugar privilegiado. Coração da cultura nordestina, o Estado tem na diversidade de suas atrações, que impressionam turistas do mundo inteiro, de belas praias à riqueza cultural e gastronômica.

Resultado de imagem para Recife Pernambuco turismo

Ele oferece grande variedade de espaços naturais, como as paradisíacas praias do arquipélago de Fernando de Noronha, do balneário de Porto de Galinhas, Maria Farinha e dos Carneiros. No Interior, cidades turísticas repletas da História da civilização da cana-de-açúcar e da colonização portuguesa, da deliciosa culinária rural e de ricas manifestações folclóricas convidam os turistas.

Por todo o Estado circulam turistas de diferentes nacionalidades, incentivados pela sua movimentada agenda de eventos, como o carnaval do Recife/Olinda, as festas de São João de Caruaru e Gravatá e a emocionante Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Pernambuco tem excelente infraestrutura turística com hotéis e resorts de boa qualidade espalhados em várias cidades do litoral ao Sertão. O Aeroporto dos Guararapes, no bairro de Boa Viagem, é um dos portões de entrada para turistas estrangeiros vindo da Europa.

Resultado de imagem para museu cais do sertão Pernambuco turismo

Os museus Do Cais ao Sertão e o Instituto Ricardo Brennand, assim como o aeroporto, são classificados como um dos melhores do mundo. A História do Brasil pode ser revivida pelas diversas regiões do Estado. No Recife e Olinda, ela é contada através de antigas construções, igrejas seculares e em ruas estreitas repletas de mistérios. No Recife, o toque romântico fica por conta de suas diversas pontes e canais localizados por toda a cidade, que lembram velhas cidades européias, como Veneza, na Itália. O Recife foi construído entre ilhas, os rios Capibaribe e Beberibe e o mar. Isso é um dos charmes da capital pernambucana. Olinda, admirada por sua arquitetura colonial, é Patrimônio Cultural da Humanidade e tem como toque especial a sua produção artístico-cultural. O seu sítio histórico, inclusive lembra Lisboa.

Resultado de imagem para gastronomia Pernambuco turismo


Sabores e artes – O artesanato pernambucano é de qualidade, diversificado e peculiar a cada região e sua gastronomia, extremamente saborosa. Outro ponto de destaque é a gentileza dos pernambucanos. Cada região do Estado tem sua cultura, sabor e arte próprias. A região metropolitana tem cidades que conquistam os turistas facilmente, a exemplo de Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Paulista, Goiana.

A Zona da Mata tem trechos de Mata Atlântica preservados, clima ameno e biodiversidade interessante.

Resultado de imagem para artesanato Pernambuco turismo

O Agreste é polo gastronômico, comercial e de artesanato de qualidade que atrai gente do Estado e de outros lugares do País. A região ainda tem cidades com o agradável clima de montanha: Garanhuns, Gravatá, Bonito, Triunfo. O Sertão é sujeito à seca, mas tem o Vale do São Francisco, cujos projetos de irrigação garantem o desenvolvimento da fruticultura e vitivinicultura, que movimentam o turismo e a economia da região.

Todas as modalidades de turismo cabem dentro de Pernambuco, do turismo de aventuras, ecológico, rural, religioso, ao cultural. Belas praias de norte a sul de águas calmas ou cristalinas para turistas que gostam de surfar, mergulhar ou apenas nadar. Os amantes da natureza têm belezas incontáveis.

O litoral oferece suas praias e, em muitos municípios do interior do Estado o visitante tem a oportunidade de conhecer cenários bucólicos e desfrutar de banhos de cachoeiras, piscinas naturais e saborear uma culinária típica da região canavieira. De quebra, ainda se pode praticar esportes radicais (rapel, trekking, canoagem, tirolesa e casting).

O turismo rural é uma viagem no tempo para um dos períodos mais prósperos da economia pernambucana: o ciclo do açúcar.

Deixe um comentário