Economia Últimas Notícias

Um mês dedicado ao meio ambiente

Com o tema “A sustentabilidade de todos depende de cada”, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), a Agência CPRH e o Parque Dois Irmãos realizaram, no bairro da Jaqueira, a abertura oficial do Mês do Meio Ambiente, com a lançamento da exposição de livros “Um olhar sobre os biomas de Pernambuco” e palestra sobre economia ecológica. O evento contou com a participação secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier e do secretário-executivo da pasta, Carlos Cavalcanti, além de diretores da CPRH.

Para destacar a importância das obras dos autores homenageados no evento da Semas: Vasconcelos Sobrinho, Manoel Correia de Andrade e Dárdano de Andrade-Lima, o economista Clóvis Cavalcanti, um dos homenageados da exposição e contemporâneo dos demais escritores, destacou a importância do resgate da produção científica e atualidade dos temas abordados, como o processo de desertificação do Nordeste alertado por Sobrinho já na década de 1970.

Engajado no ramo da economia ecológica desde o seu surgimento, em 1987, e atuando como presidente da Sociedade Internacional de Economia Ecológica, o professor e pesquisador Clóvis Cavalcanti enfatizou durante a sua palestra que é preciso respeitar os limites que a natureza oferece. “Trabalho com colegas do mundo inteiro num esforço para despertar a percepção de que não se pode trabalhar o crescimento econômico, sem se levar em conta a dimensão ambiental. Era essa dimensão que alimentava Vasconcelos Sobrinho e Manoel Correia”, assegurou.

Já secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade Sérgio Xavier, falou da importância da exposição e das atividades desenvolvidas durante todo o mês de junho, numa homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), como forma de sensibilizar pessoas de todas as idades, a partir da difusão de novos conhecimentos. Segundo ele, “o evento ressaltou o conhecimento como fundamental para se construir uma sociedade sustentável. Precisamos trabalhar por uma economia que gere emprego e renda, mas que considere também os limites ambientais”, reforçou o Secretário.

Entre as ações da Semas, CPRH e Parque Dois Irmãos previstas para acontecer em todas as regiões do estado, estão a realização de palestras, trilhas ecológicas, exposição de livros, plantio de mudas, premiação de concurso, encenação teatral, oficina de leitura e ações socioeducativas nas escolas, com apoio de diversos parceiros.

Os destaques da agenda deste ano são o lançamento do Atlas de Vulnerabilidade à Erosão Costeira e Mudanças Climáticas de Pernambuco; a entrega dos Módulos de Desenvolvimento socioeconômico sustentável para o Combate à Desertificação no Semiárido, nas cidades de Triunfo e Serra Talhada, no Sertão Pajeú e premiação do Concurso de Redação e Desenho Água no Meu Caminho Ano III.

Outros destaques são os Decretos a serem assinados pelo governador Paulo Câmara, aprimorando a política da pesca artesanal sustentável, o programa de Pagamentos por Serviços Ambientais e o Programa Regularização Ambiental de imóveis rurais, associado ao Cadastro Ambiental Rural de Pernambuco. Hoje, o Estado está em primeiro lugar no Nordeste em número de propriedades rurais cadastradas, com cerca de 200 mil unidades registradas, que representam 76% do território digitalizado.

CPRH – A Agência CPRH, que atua há mais de 40 anos na proteção e conservação dos recursos naturais e na educação ambiental, planejou diversas atividades envolvendo as unidades de conservação de Pernambuco, como a Apa de Guadalupe e a Estação Ecológica de Caetés. Entre os destaques da programação, está a capacitação em apicultura, na Esec Caetés, voltada para agricultores do Recife, Paulista e Abreu e Lima, realizada em parceria com a Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores (APIME) e a comemoração dos 20 anos de criação da Área de Proteção Ambiental de Guadalupe, que atua na conservação dos recursos naturais costeiros e marinhos de uma área de 44 799 hectares, entre os municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré e Barreiros.

PARQUE DOIS IRMÃOS – De amanhã a 9 de junho, o Parque Dois Irmãos estará de portas abertas aos visitantes com atividades lúdicas e educativas sobre o meio ambiente. São palestras sobre os temas Mata Atlântica, confecção de mudas de espécies nativas, atividades de estímulo ao comportamento natural dos animais do zoo, realizada por veterinários e biólogos, além de trilhas ecológicas.

A exposição de livros “Um olhar sobre os biomas de Pernambuco”, permanece aberta à visitação até o dia 9 de junho, na sede da Secretaria de Meio Ambiente. A programação completa dos eventos pode ser acessada nos sites da Semas e da Agência CPRH – www.semas.pe.gov.br e www.cprh.pe.gov.br ou nas Redes Sociais.

Deixe um comentário