Destaques Polícia Últimas Notícias

Um preso é morto e oito ficam feridos a tiros durante briga entre detentos no Complexo do Curado

Um preso foi morto e oito ficaram feridos a tiros, nesta quinta-feira (30), no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJALLB), uma das unidades do Complexo Penitenciário do Curado, na Zona Oeste do Recife. Segundo o secretário de Justiça de Pernambuco, Pedro Eurico, o fato ocorreu durante uma briga entre detentos.

Ainda segundo Pedro Eurico, o preso efetuou os disparos por volta das 7h30, dentro uma cela. O secretário classificou o episódio como “um conflito individual, mas preocupante”

“O detento se desentendeu com outros presos, pegou uma arma (pistola ponto 40) que já estava na unidade e saiu atirando”, observou. Ele não explicou como a arma, de uso restrito, entrou na unidade e disse que o caso será investigado.

A primeira informação repassada pelo governo apontava que cinco presos tinham ficado feridos. Às 10h, o secretário Pedro Eurico retificou os dados e confirmou lesões em oito detentos.

O secretário disse também que conversou com o preso que atirou. De acordo com Pedro Eurico, o agressor alegou ter levado um tapa, quis revidar e “atingiu mais presos”.

Pedro Eurico disse que os feridos foram levados para o Hospital de Otávio de Freitas (HOF), no Sancho, também na Zona Oeste. Os nomes dos agressor e das vítimas do tiros não tinham sido divulgados até as 10h30.

Pedro Eurico informou que os detentos feridos passam bem. Depois do atendimento médico, o primeiro preso voltou para o complexo penitenciário às 11h40 e o segundo retornou alguns minutos depois.

A Secretaria de Justiça pediu reforço ao Batalhão de Choque da Polícia Militar. Policiais com cães reforçaram a segurança no entorno e entraram na unidade. O Choque deixou a unidade por volta das 11h30.

A Secretaria Estadual de Ressocialização (Seres) informou que uma operação ocorreu nesta quinta, no presídio. O objetivo foi realizar uma revista nos presos e celas e apurar as circunstâncias do fato.

Durante o tumulto, já contido, foram recolhidas quatro armas de fogo e mais de 30 celulares. Com esta apreensão, o ano de 2019 soma 28 armas de fogo apreendidas. No ano passado, foram 56 armamentos recolhidos.

O secretário informou que os presos que se envolveram serão transferidos para um presídio de segurança máxima. “Todos que se envolveram no tumulto vão responder a processos administrativos disciplinares”, declarou.

Formado por três presídios, o Complexo Prisional do Curado tem capacidade para 1.819 detentos. Nesta quinta-feira (30), a Secretaria Executiva de Ressocialização informou que há 5.792 pessoas presas.

Superlotação

De acordo com Pedro Eurico, não há possibilidade de desativar o Complexo Prisional do Curado. “Isso é sonho de uma noite de verão. Quem acredita em Papai Noel vai falar em desativar o presídio. Nós não vamos desativar porque temos uma superlotação”, afirma.

Ainda segundo com o titular da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, o governo de Pernambuco está construindo dez novas unidades prisionais.

“Até o início do próximo ano, vamos construir 6 mil vagas, mas ainda falta muito. Este ano, ingressaram 1.5 mil presos a mais do que a população existente em 31 de dezembro [de 2018]”, alega Pedro Eurico.

*G1PE

Deixe um comentário