Economia Últimas Notícias

WhatsApp libera serviço de chamada

JC Online

A redação fez uma ligação de 30 segundos que resultou num gasto perto de 500 KB no pacote de quem efetuou a ligação (foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem)

Tinha muita gente esperando por isto. O Whatsapp liberou o recurso de chamadas. Agora é possível realizar ligações telefônicas por meio do aplicativo, mesmo que o contato esteja em outro país. A ferramenta começou a ser liberada aos poucos, para alguns usuários, começando por quem tinha Android. Atualmente está disponível também para iPhone e BlackBerry 10. Apesar de outros apps, a exemplo do Viber e do Skype, ofereceram o serviço de ligação grátis, o WhatsApp sai na frente por ser um aplicativo mais popular.

A vantagem é que a ligação consome a conexão do consumidor com a internet em vez do seu plano de minutos. Há, portanto, cobrança de dados, que variam de acordo com o plano contratado junto à operadora. Caso esteja conectado pelo wifi, o gasto é zero. Para efetuar a ligação, basta abrir a conversa com o contato com quem se deseja falar e apertar o botão com o símbolo de um telefone, ao lado da foto do contato.

A reportagem testou o serviço durante os últimos dias e constatou que ele funciona muito bem com a conexão wifi, é tão claro e simples quanto uma ligação comum de celular, mas apresenta algumas falhas eventuais quando o usuário está conectado através do pacote de dados, a depender da qualidade do sinal na área em que se está.

A novidade só não é mais animadora porque o uso da internet móvel ficou mais restrito depois que as operadoras resolveram cortar o serviço de internet após o fim da franquia contratada. Então é preciso ficar atento ao gasto para não ser pego de surpresa. A redação fez uma ligação de 30 segundos que resultou num gasto perto de 500 KB no pacote de quem efetuou a ligação.

Facebook

O Facebook apresentou a chamada de vídeo no Messenger, disponível para ligações feitas de um celular para outro, mesmo que uma pessoa tenha dispositivo iOS e a outra Android. É mais um recurso lançado para as mais de 600 milhões de pessoas que usam o Messenger todos os meses.

Neste ano, o Facebook anunciou também a possibilidade de enviar dinheiro aos amigos e conversar no Messenger pelo desktop. Em breve, virá ainda o Businesses on Messenger, que permitirá que empresas interajam individualmente com os clientes através do app

Deixe um comentário