Últimas Notícias

XV Sarau mobiliza estudantes de EREM Doutor Mota Silveira, em Bom Jardim

Na noite do dia 30 de novembro a quadra da Escola de Referência em Ensino Médio Doutor Mota Silveira, em Bom Jardim, Agreste pernambucano, se transformará em um grande palco destinado à exaltação da arte e da cultura popular pernambucana, com a realização do XV Sarau. A edição deste ano apresenta o tema “Do Cordel ao Armorial, Ariano Suassuna prefere o oxente” e terá início às 19h30, com entrada gratuita.

O Sarau sempre atrai a atenção de toda a comunidade, que se faz presente na noite de apresentações culturais, e já é tradição na cidade, além de ser o momento mais esperado do calendário escolar. A animação e envolvimento de todos os alunos, do 1º ao 3º ano, da instituição explicam a longevidade do projeto e o sucesso da ação que reúne, além dos recitais de poesia, apresentações de dança e de teatro.

Segundo a gestora da escola, Jana Félix, a ação cultural foi desenvolvida em 1998 com o objetivo de aproximar os estudantes da literatura. “A ideia do Sarau é fazer de nossos alunos protagonistas e atores dessa atividade cultural, e é bastante gratificante ver como eles se esforçam e se envolvem no projeto. Este ano quisemos trazer a nossa cultura popular, ao tratar o Movimento Armorial, para incentivar a preservação do patrimônio imaterial pernambucano”, fala Jana Félix.

Os professores das disciplinas de língua portuguesa, artes e literatura trabalham ativamente na realização do evento, mas os professores das outras disciplinas, sempre que possível, também desenvolvem o tema em sala de aula. Contando com a orientação dos professores, os alunos têm total autonomia para trabalharem a sua criatividade, muitas vezes até sugerindo o tema do Sarau.

Além da apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos, a XV edição do Sarau também vai contar com a presença de cordelistas da região que falarão das suas experiências e promoverão um debate com os alunos sobre a arte popular pernambucana.

 

 

Deixe um comentário