Destaques Regional Saúde

 CARPINA: Rede Feminina de Combate ao Câncer precisa de doações

A solidariedade é o que motiva um grupo de voluntárias a desenvolverem as atividades do projeto estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), no município de Carpina. A entidade filantrópica, sem fins econômicos, é ligada ao Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social acometidas pelo câncer, usuárias do SUS, que realizam tratamento oncológico via tratamento fora do domicílio,  sem condições para custear suas necessidades básicas.

A sede fica localizada à Avenida da Bandeira, 292, Bairro São Sebastião, e funciona de segunda a sexta- feira, das 8h às 12h, e das 14h às 17h; aos sábados no horário das 8h às 12h. No local, é prestada assistência com doação de cesta básica, aquisições de medicamentos ou auxílio transporte. Além de orientação e encaminhamento dos pacientes para tratamento nos hospitais de Recife, sobretudo para o HCP, e o apoio emocional.rede

Para continuar com essa missão, a RFCC conta com a colaboração de voluntários que fazem doações regulares ou eventuais. O que não vem ocorrendo com frequência e tem dificultado o trabalho da instituição. Uma saída encontrada foi um bazar permanente na sede com peças doadas, em perfeito estado, ao valor de R$1,00 a R$5,00. Essa tem sido a única fonte de renda.

A presidente da RFCC na cidade, Marilda Santana, comenta os desafios que vem enfrentando para continuar com o trabalho voluntário que já vem desenvolvendo há 11 anos. “Recebi o desafio, há 3 anos, de fundar em Carpina a Rede Feminina e já enfrentamos muitas dificuldades. Falta reconhecimento da importância dessa ação”, afirma Marilda, que ainda pontua a falta de assistência da administração municipal e do legislativo.

Na instituição, ela divide as funções com Maria José, que já enfrentou a doença e hoje se coloca à disposição para ajudar outras pessoas. “Só percebemos a gravidade do câncer quando o enfrentamos. Acredito que falta a conscientização dos familiares em também se engajarem nesse trabalho”, comenta Maria.

O grupo recebe doações de roupas, calçados e acessórios, além de alimentos e ajuda financeira através do Sócio Contribuinte com um carnê, que posteriormente pode ser deduzido do Imposto de Renda. A instituição também está convidando voluntários para auxiliarem as atividades. Os interessados podem procurar a sede. Outras informações (81) 99433177.

Deixe um comentário