Destaques Educação

Audiência Pública discute irregularidades no Ensino Superior na Mata Norte

Uma audiência Pública regional debate, nesta sexta- feira (09), sobre os Cursos Irregulares de Graduação e Pós-Graduação na Mata Norte. O assunto entra em pauta após o aumento do número de queixas de alunos matriculados em faculdades sem o devido credenciamento do Ministério da Educação (MEC). A reunião acontece, às 9hs dessa manhã, na Câmara de Vereadores de Nazaré da Mata, por indicação do vereador Salustiano Bira (PSB).

Estão previstas as participações de alunos, professores, diretores de escolas e de representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco e dos deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Assembleia Legislativa para investigar o funcionamento irregular de estabelecimentos de ensino superior e pós-graduação no Estado.

bira

Salustiano Bira preside a Comissão de Educação da Câmara de Nazaré da Mata

As denúncias envolvem alunos matriculados das cidades de Nazaré da Mata, Carpina, Aliança, Timbaúba, Goiana, Vicência e São Vicente Ferrér. Alguns estudantes já ingressaram na justiça com representação para reaver os valores pagos.

Entre os encaminhamentos já propostos está a formulação de uma campanha por meio de cartazes para alertar estudantes sobre esse assunto, informar os municípios e secretarias de educação para que não permitam que esses cursos irregulares sejam ministrados em escolas públicas como vem acontecendo.

De acordo com a Associação Nacional dos Pós-Graduados, O número de estudantes vinculados a estabelecimentos irregulares em Pernambuco pode chegar a 50 mil. Segundo o levantamento, dezenas de instituições operam ilegalmente e estão distribuídas por 70% dos municípios, sendo a maior parte em pequenas cidades, onde cursos regularizados são poucos.

Deixe um comentário