Destaques

Audiovisual para ver, fazer e discutir

Mais do que levar cinema a lugares onde o acesso é limitado, a 2ª Mostra Canavial de Cinema pretende fomentar a discussão sobre a produção audiovisual dentro e fora de Pernambuco.

Modelos de organização em audiovisual, Consumo e distribuição, Financiamento, Novas tecnologias e mercado em audiovisual são algumas das temáticas que vão nortear as discussões do 2º Seminário Arranjo Produtivo Local em Audiovisual na Mata Norte, evento que integra a 2ª Mostra Canavial de Cinema. Os debates serão realizados nos dias 1 e 2 de dezembro no Engenho Santa Fé, em Nazaré da Mata, e vão reunir estudantes, professores, gestores públicos, artistas, produtores culturais e outros atores da cadeia produtiva audiovisual nordestina com o objetivo de expor experiências e discutir a organização em torno da produção audiovisual.

Algumas das potenciais contribuições do APL em audiovisual na Mata Norte referem-se à geração de empregos e ao desenvolvimento da economia local, sem falar na capacidade de expressão entre os grupos sociais e afirmação de identidade. O audiovisual tem conseguido atrair o interesse de indivíduos que encontram na linguagem possibilidades de se empoderar e construir condições de tocar projetos profissionais na área. O espaço de discussões proporcionado pelo Seminário em APL possibilita o contato com vivências reveladoras e com pessoas com anos de experiência em audiovisual.

No público do evento deste ano estarão os primeiros alunos contemplados com bolsas de estudo do primeiro curso do Núcleo de Produção Engenho Digital – NPED, que passará a assinar todos os projetos desenvolvidos em audiovisual na Mata Norte (cineclubes, mostras, seminários, projetos de formação e de conteúdo), e tem como proposta consolidar o Arranjo Produtivo Local na região. Participar do Seminário já será a primeira atividade pedagógica desses alunos.

O 2º Seminário Arranjo Produtivo Local em Audiovisual na Mata Norte oportuniza o questionamento acerca da participação dos municípios da região na cena audiovisual, conforme atesta o Coordenador Geral da Mostra Canavial de Cinema, Caio Dornelas: “temos sempre o apoio do Estado e de organizações diversas, mas quando estamos tratando com os municípios não se percebe a importância econômica e social de ter uma produção audiovisual em sua cidade”.

Assim, Mostra Canavial de Cinema reafirma o compromisso, não somente de facilitar o acesso ao cinema, mas também de proporcionar formação e questionamentos acerca do audiovisual, pensando no desenvolvimento da área num processo continuado: “na Zona da Mata vejo que estamos abastecendo a aeronave para decolar. Estamos planejando ação por ação num plano estratégico de curto, médio e longo prazo e sem queimar etapas.” Conclui Caio Dornelas.

 

PROGRAMAÇÃO

2º Seminário Arranjo Produtivo Local em Audiovisual na Mata Norte

SÁBADO (01/12)

9H30 ÀS 10H – ABERTURA

Lançamento do Núcleo de Produção Engenho Digital (NPED).

10H ÀS 12H – MESA 1 : MODELOS DE ORGANIZAÇÃO

A formação dos coletivos de produção no cinema nordestino contemporâneo. O revezamento de funções e as propostas de autoria.

Convidados: Carlos Dowling – Diretor, produtor e roteirista. Membro da ABDP/PB e Coordenador Institucional da RNA. Dirigiu diversos vídeos e o longa de ficção Baptista Virou Máquina, uma experiência entre música e cinema. Recebeu diversos prêmios pela animação Lelê, no Festival de Cinema de Animação do Equador, Tela Digital e no Hong Kong International Mobile Filme Awards.

Marcus Mota – Produtor audiovisual e criador do Coletivo Azedume, associação cultural com foco no audiovisual, instituição responsável pelo Ciclo de Oficinas de Experimentação Audiovisual no interior de Sergipe e pelo Festival Três Minutos.

Felipe Peres Calheiros – Documentarista e fotógrafo. Integrante do Coletivo Asterisco (2003) e do projeto Tankalé: formação para o auto registro audiovisual quilombola (2006). Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela UFRPE. Diretor de Até Onde a Vista Alcança e  Acercadacana, entre outros.

Mediador: Marcelo Lordello – Cineasta, Diretor

4H ÀS 16H – MESA 2. CONSUMO E DISTRIBUIÇÃO

Diferentes formatos de consumo e distribuição do produto audiovisual. A chegada do produto ao público e as barreiras invisíveis na era da internet.

Convidados: Ivan Moraes Filho – Jornalista. Atua como comunicador e articulador na luta pelos Direitos Humanos e pela liberdade de expressão e democratização da Comunicação. Membro da ONG Centro de Cultura Luiz Freire, Fórum Pernambucano de Comunicação (FOPECOM) e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social /PE. Dirige e apresenta o programa de TV Pé na Rua.

Fernando Mendonça – Membro organizador do portal de compartilhamento, Fórum Making OFF. Doutor em Teoria Literária (UFPE), autor do livro A modernidade em Diálogo, colaborador dos sites Filmologia e Multiplot! e co-fundador dos cineclubes Dissenso e Cine Pasárgada.

Alan OliveiraDiretor, assistente de direção e produtor. Em 2009, co-dirigiu o documentário Di Melo – O Imorrível, ainda em circulação pelo país em festivais e na rede cineclubista, vencedor no Festival Guarnicê de Cinema, Prêmio Aquisição Canal Brasil, no XVI Cine PE, e Melhor Montagem no 40º Festival de Cinema de Gramado.

Mediadora:

Mannuela CostaMestre em Comunicação (UFPE). Professora e diretora de Extensão Cultural da UFPE, nos cursos de Cinema, Publicidade e Radialismo. Sócia da Plano 9 Produções Audiovisuais. Em Cinema, atua nas áreas de produção, mercado e políticas públicas para o audiovisual. Em Publicidade pesquisa o mercado de televisão, produtos de intervalo e gestão de marca.

DOMINGO, 02/12:

13H ÀS 14H45 – MESA 3: FINANCIAMENTO DA PRODUÇÃO

Fontes de financiamento e o papel do estado na promoção da cultura audiovisual.

Convidados:Carla FrancineCoordenadora de Audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco. Jornalista e produtora. Coordenou a produção de várias séries para TVs, como Indústria Cultural no Brasil, Nordeste Feito à Mão, Sights e Sounds, além de dirigir os documentários, Viva os Brincantese Arte Naïf no Brasil. Desde 2007 atua no âmbito das políticas públicas para oestado, coordenando editais, festivais de cinema e projetos de formação.

Afonso OliveiraProdutor Cultural, Coordenador do Ponto de Cultura Canavial, idealizador do Festival Canavial e co-diretor do curta-metragem Maracatu Atômico Kaosnavial.

Verônica Ribeiro– Gerente de Segmentos Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Gestora dos projetos RECICLA e Marco Pernambucano da Moda, articuladora institucional de Políticas Públicas para o Desenvolvimento nas Cadeias de Confecções e Têxtil, Economia Criativa e Logística Reversa.

Mediador:Caio Dornelas Idealizador da Mostra Canavial de Cinema e do Núcleo de Produção Engenho Digital. Produtor cultural, Coordenador do IAPÔI Cineclube e militante para democratização das políticas públicas para cultura do estado de Pernambuco.

 

15h às 17h – MESA 4 : NOVAS TECNOLOGIAS E MERCADO

O mercado da economia criativa e o cenário das narrativas transmídias. Novas plataformas e interações digitais.

Convidados:Leo Falcão – Criador da empresa Scriptoscope, desenvolvedora de conteúdos e roteiros para mídias digitais. Cineasta, roteirista, músico e professor universitário.

SEBRAE O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 1972. Tem por missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. (A confirmar)

CESAR – O C.E.S.A.R é um centro privado de inovação que utiliza engenharia avançada em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para solucionar problemas complexos para empresas e indústrias de diversos setores.

Mediadora: Marcela Costa –

 

* Programação sujeita a alterações

Deixe um comentário