Saúde Últimas Notícias

Barreiros ganha novo e moderno hospital

Totalmente destruído pelas fortes chuvas que atingiram a Mata Sul, em 2010, o Hospital Municipal Jaílton Messias de Albuquerque, localizado em Barreiros, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (1º/02). Agora localizado em uma nova área, no Km 78 da PE-60, no bairro Engenho Alegre, a unidade está livre do risco de enchentes. A cerimônia de inauguração contou com a presença do Governador Eduardo Campos e do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

Segundo o governador Eduardo Campos, o trabalho de reconstrução das cidades após as enchentes não tem sido fácil, seja para a população, seja para os governantes. Contudo, ele afirma estar contente com os resultados obtidos nos dois últimos anos, ao perceber que não foram realizadas medidas emergenciais, mas ações sólidas tendo em vista um futuro concreto. Já o secretário Antonio Carlos Figueira reiterou que o hospital beneficiará não apenas a população de Barreiros, mas de toda a região circunvizinha.

UNIDADE – Com investimentos de mais de R$ 10 milhões, em obras e aquisição de equipamentos, o Hospital Municipal de Barreiros terá perfil de atendimento em urgência e emergência de baixa e média complexidade, nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria e Obstetrícia. A expectativa é que, após a reinauguração, a unidade possa beneficiar uma população estimada de mais de 40 mil pessoas.

Construído em uma área de mais de 3,5 mil metros quadrados, o hospital contará com 50 leitos, sendo 30 de adultos, 12 pediátricos e 8 alojamentos conjugados (maternidade), e 2 quartos de isolamento. Além disso, terá bloco cirúrgico com três salas, sendo uma voltada exclusivamente para a realização de partos, sete consultórios médicos (três de emergência e quatro ambulatoriais) e setor de imagem com raio-X, ultrassonografia e eletrocardiograma.

“Esta unidade não foi apenas reconstruída, ela está bem melhor que antes. A Mata Sul está ganhando um hospital moderno e de qualidade, que vai representar, com toda a certeza, um salto na assistência à população”, salienta o secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

RECONSTRUÇÃO– Com a entrega do novo Hospital Municipal de Barreiros, sobe para três o número de hospitais construídos pelo Governo de Estado na Zona da Mata Sul de Pernambuco. O primeiro, ainda no ano de 2011, foi o Regional Sílvio Magalhães, em Palmares. No ano passado, foi reaberta a unidade de Cortês.

Ainda este ano, serão inaugurados outros dois hospitais na região, que também foram destruídos pelas chuvas de 2010. As unidades de Água Preta, com previsão de inauguração para 1º de março, e Jaqueira, para 8 de março, têm perfil voltado para casos de urgência e emergência de baixa complexidade. Ambos contam com 32 leitos (20 para adultos, cinco pediátricos e sete de maternidade). O total de investimento do Governo de Pernambuco na Mata Sul, somente com os cinco hospitais, supera os R$ 90 milhões.

NOVOS EQUIPAMENTOS – Segundo o secretário Antonio Carlos Figueira, ainda este semestre será iniciada a construção da UPA de Especialidades da Mata Sul, que ficará em Palmares. Além disso, no mesmo período, deve ser pactuado, junto aos poderes municipais, o início do funcionamento do Samu da Mata Sul.

Deixe um comentário