Educação Últimas Notícias

Biblioteca Pública do Estado recebe Prêmio Memória Digital

A Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (BPE) foi agraciada, entre dez instituições em todo o país, com o Prêmio Memória Digital, concedido pelo Instituto Braziliana USP/Petrobras. A instituição foi premiada com o projeto: “Digitalização das Obras de Livros do Século XIX da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco”. Como parte das etapas de premiação, começou nesta segunda-feira (04), e segue até esta sexta-feira (08), capacitação das instituições premiadas do Nordeste, realizada na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

O projeto da BPE tem como finalidade digitalizar 696 obras, divididas em dois catálogos. “É um prêmio muito importante para fortalecer nossa política de preservação dos nossos acervos raros. No futuro será possível acessar as obras através da nossa homepage institucional, isso é uma conquista impar”, pontua Roberta Guedes, gerente da Biblioteca Pública. Além da capacitação, as instituições selecionadas receberão R$ 30 mil em equipamentos para digitalização e armazenamento de acervos memoriais.

O Prêmio é destinado a instituições que participam ou que estão dispostas a participar da rede nacional de instituições comprometidas com políticas de digitalização e preservação dos acervos memoriais no Brasil, a Rede Memorial. Em Pernambuco, além da BPE, também foi selecionado o Instituto Ricardo Brennand. O objetivo da premiação é identificar e selecionar material bibliográfico, catalogação e indexação dos documentos. Ao todo serão digitalizadas 40 mil imagens, no período de 24 meses.

Deixe um comentário