Saúde Últimas Notícias

Cardiologista alerta sobre o consumo de bebidas alcoólicas nas festas de final de ano

O mês de dezembro é marcado pelas comemorações de final de ano. São festas empresariais, encontros com a família, amigo secreto, entre outras confraternizações, que são um convite para o consumo abusivo de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas. É possível, porém, aproveitar todas essas comemorações, mesmo com bebidas alcoólicas, sem colocar em risco a sua saúde.

Estudo realizado na Universidade de Calgary, no Canadá, mostrou que pessoas que bebem moderadamente tem 25% menos chances de desenvolver problemas cardíacos. Outro estudo, realizado na mesma universidade, considera que o consumo moderado de bebidas alcoólicas aumenta significativamente os níveis de colesterol considerado bom, criando um efeito protetor contra doenças cardíacas. Para ter esse efeito benéfico, porém, o indicado é o consumo de no máximo uma dose de 40ml de bebida destilada (vodka, uísque, cachaça), 150 ml de vinho ou, no máximo, uma lata de cerveja (335ml).

De acordo com o supervisor de cardiologia do HCor – Hospital do Coração, Dr. Ricardo Pavanello, o consumo em excesso de bebidas alcoólicas aumenta os níveis de triglicérides no sangue. No caso de bebidas destiladas, como a Vodca e o Uísque, o malefício pode ser ainda maior, já que seu consumo em doses elevadas pode causar danos ao músculo do coração. Outro órgão bastante afetado pelo excesso de álcool no organismo é o fígado, trazendo mal-estar, vômitos e, em casos mais extremos, pode ocasionar até um coma alcoólico.

“Consumidores regulares de grandes quantias de álcool, sofrem efeitos tóxicos no músculo cardíaco (miocárdio), causando arritmias cardíacas, que é a aceleração irregular dos batimentos cardíacos e, com o tempo, pode ocorrer uma miocardiopatia alcoólica”, explica Pavanello.

De acordo com o cardiologista, nas comemorações de fim de ano, o correto é não abusar. Para não acabar a noite em um hospital, o recomendável é se hidratar antes de consumir bebidas alcoólicas e, claro, não abusar. “Sugerimos que antes do consumo de bebidas alcoólicas o corpo esteja hidratado com água e sucos. Já, durante a festa, intercale um copo de vinho, por exemplo, com uma de água ou até mesmo de suco. Assim, os efeitos da bebida não serão tão intensos e a ressaca do dia seguinte também não. Adotando essas medidas você consegue prevenir os riscos cardíacos”, completa o cardiologista.

 

Dicas para combater e evitar a ressaca:

•Tomar água entre um copo e outro de bebida alcoólica;

•Evitar doces, frituras e carnes muito gordurosas. Esses tipos de alimentos sobrecarregam o fígado, o que pode contribuir ainda mais para a sensação de desconforto causada pelo excesso de bebida alcoólica;

•No dia seguinte, hidratar-se bastante. Sucos com folhas verdes e gengibre contribuem para minimizar os efeitos da ressaca;

•Limão, maçã, beterraba, folhas verdes e cenoura são alguns alimentos que ajudam no processo de desintoxicação.

 

 

 

Deixe um comentário