Últimas Notícias

Carpina será a próxima cidade a receber o MP nas Ruas

A temporada 2013 do projeto “Ministério Público nas Ruas” será iniciada em abril no município de Carpina (Mata Norte), com mais um circuito de atividades junto às comunidades e em parceria com outras instituições, para encaminhamento e solução das demandas apresentadas pela população. Ao final do encontro, será selecionada uma comissão para fazer o acompanhamento da pesquisa e encaminhamentos realizados para a rede de atendimento social local.

De acordo com o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (Caop Cidadania), promotor de Justiça Marco Aurélio Farias, o “Ministério Público nas Ruas” permanecerá em Carpina durante dois dias e funcionará na Promotoria local, situada na Avenida Getúlio Vargas, 603, centro. A expectativa é de que pelo menos duzentas lideranças das comunidades mais carentes da cidade apresentem seus questionamentos e problemas de forma coletiva aos promotores de Justiça.O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, adianta que até dezembro mais seis cidades recebem o projeto. “Nós Estamos saindo dos gabinetes para sentir o calor das ruas e mostrar à população que nossa Instituição é o escudo dessa sociedade”, pontuou. Ainda de acordo com Fenelon, o projeto nasceu em Petrolina, às margens do Rio São Francisco, e percorreu todo o Estado, do Sertão ao Litoral, com excelentes resultados”. No biênio 2011-2012, foram visitados os municípios de Petrolina, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Timbaúba, Limoeiro e Recife.

A vocação do projeto oferece oportunidades para que os líderes comunitários e religiosos, gestores públicos e professores apontem as questões prioritárias do MPPE para cada região. Durante o seminário, as equipes representativas da cidade encaminham as demandas para que os órgãos competentes possam solucionar o que foi coletivamente pontuado nos debates.

A dinâmica utilizada no projeto permite o envolvimento de promotores de Justiça que atuam na defesa do meio ambiente, da infância e juventude, do patrimônio público, do idoso, da saúde e do consumidor, entre outras áreas, sempre apresentando as ações do MPPE para cada comunidade. Segundo Marco Aurélio, “este é um trabalho muito importante, tanto que as análises e registros permitiram a inclusão das demandas finais no Planejamento Estratégico do Ministério Público, um avanço que nós estamos alinhando mais a cada seminário”.

Fonte: MPPE

Deixe um comentário