Saúde Últimas Notícias

Como reconhecer as doenças respiratórias mais comuns

Dentre os inúmeros tipos de doenças respiratórias, as Infecções das Vias Aéreas Superiores (IVAS) são as mais comuns e variam desde resfriados, infecções de garganta e sinusites à epiglotite, uma grave infecção bacteriana que pode até provocar sufocamento. Em mais de 80% dos casos, essas doenças respiratórias são causadas pelos vírus adenovírus, rinovírus e sincicial respiratório, que provocam infecção viral, atingindo principalmente o nariz, a garganta e os ouvidos, acompanhados por dor e febre.

Além das infecções causadas por vírus ou bactérias, os processos inflamatórios de hipersensibilidade da mucosa que reveste o nariz, como a rinite alérgica, provocam sintomas incômodos como entupimento nasal, coriza, espirros e coceira no nariz, garganta e olhos. No caso da rinite alérgica, ela pode também ser considerada fator de risco para a asma. Segundo a Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia (SBAI), 80% dos asmáticos também apresentam a doença que pode levar a complicações como otites, sinusites, roncos, respiração bucal e posterior alteração na posição dos dentes.

Os cuidados e tratamentos dessas doenças são inúmeros e oferecem grandes benefícios e melhorias para a qualidade de vida dos pacientes. De acordo com a médica e chefe da Disciplina de Otorrinolaringologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, Dra. Shirley Pignatari, embora grande parte das IVAS seja autolimitada, cuidados gerais com a alimentação, hidratação e o tratamento preventivo e adequado, tanto das infecções respiratórias quanto das rinites alérgicas, podem reduzir a gravidade dos sintomas e diminuir o tempo da doença, evitando complicações.

*Com informações da Takeda – Companhia global orientada para pesquisas, com foco principal em produtos farmacêuticos

 

Deixe um comentário