Economia Educação Últimas Notícias

Convênio irá capacitar 25 mil alunos

Nesta quinta (20), às 9h30, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) e a Secretaria de Educação firmam convênio para viabilizar o projeto ‘Piloto Cidadão’. A iniciativa – que será executada pelo Instituto Pró-Cidadania (IPC) – visa capacitar 25 mil alunos da rede estadual de ensino em educação de trânsito para contribuir com a redução dos acidentes envolvendo motocicletas no estado. A assinatura acontecerá durante a abertura do XII Feira de Educação de Trânsito, que acontece até o sábado (22) na Avenida Boa Viagem (imediações do Hospital da Aeronáutica).

A ação integra as atividades da Semana Nacional de Trânsito 2012 e o projeto – inserido no eixo prioritário da Educação e do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco – pretende qualificar os estudantes em um período de 12 meses. A área de atuação, entretanto, será focada nos municípios com maior índice de mortalidade por acidentes de motos, aqueles com maior população e os que formam a Região Metropolitana do Recife, totalizando 42 cidades contempladas. “Educar crianças e adolescentes para o trânsito pode ser mais eficiente do que educar adultos, pois os primeiros estão em processo de formação como indivíduos”, ressalta Fátima Bezerra, presidente do DETRAN-PE.

Entre os assuntos abordados, os alunos irão receber noções de trânsito e cidadania; como conduzir veículos de duas rodas, condições necessárias para ser um piloto, vestimentas adequadas para pilotagem, velocidade permitidas nas vias, principais infrações e penalidades, dicas de direção defensiva, normas de circulação e conduta, primeiros socorros e meio ambiente.Para viabilizar o projeto, o DETRAN irá investir um montante de R$ 950 mil no Piloto Cidadão. A capacitação será aplicada por cinco equipes diferentes, que irão percorrer o estado com laboratórios móveis de informática. Através de ferramentas tecnológicas modernas e atrativas direcionadas à Internet e ao uso de tecnologias de ensino à distância, os alunos terão 10 horas de aula e, ao final do curso, serão avaliados através de um jogo on line interativo. Os 100 alunos melhores colocados no ranking concorrerão a premiações como computadores e viagens.

Voluntariado – o projeto também irá fomentar a formação de corpo de voluntariado que poderá se inscrever no blog Piloto Cidadão (Endereço a ser divulgado após o início das atividades), onde ele também poderá acessar conteúdo educativo e praticar seus conhecimentos adquiridos em ações voluntárias de educação para o trânsito diretamente com os motociclistas de sua comunidade. A inscrição no Blog – que será voluntária – irá formar uma rede social, onde cada participante terá um perfil próprio contendo dados pessoais, histórico de participação nas ações, pontuação recebida pelos resultados e comentários sobre as atividades desenvolvidas e sobre educação para o trânsito. 

Educação de Trânsito é prioridade para o DETRAN – desde 1999, a autarquia investe na educação enquanto agente transformador de realidades sociais. Nestes últimos 13 anos, o DETRAN já capacitou 8.685 professores das redes municipal, estadual e particulares de ensino para a inserção do conteúdo trânsito de forma multidisciplinar na grade de ensino. Juntos, estes professores já estenderam o conteúdo a 347 mil alunos de mais de duas mil escolas distribuídas em 113 cidades pernambucanas.

Deixe um comentário