Representantes da Secretaria Executiva de Desapropriações, vinculada à Procuradoria Geral do Estado, e da Secretaria das Cidades foram às comunidades de Cosme e Damião, na Várzea, e São Francisco, em Camaragibe, para apresentar e esclarecer dúvidas da obra do Ramal Cidade da Copa, principal via de acesso à Arena Pernambuco. Nos encontros, uma equipe de técnicos ligados à área jurídica, construção civil e assistência social apresentou a cerca de 350 moradores como será realizado o processo de desapropriação e mostrou a relevância da obra para Pernambuco.
Ao todo, já foram realizadas três reuniões, que são guiadas a partir de três eixos: apresentação do Programa de Mobilidade Urbana do Estado; esclarecimentos sobre o processo de desapropriação; e a criação de um canal permanente de comunicação para a comunidade tirar todas as dúvidas sobre as desapropriações dos seus imóveis. É por meio dessa comissão que as pessoas recebem informações de como está o andamento do seu processo, sendo, em seguida, convidadas por representantes do Governo a discutir individualmente as propostas.
Segundo a Secretária Executiva de Desapropriações, Analúcia Cabral, a primeira reunião é fundamental para transmitir segurança aos moradores e ampliar o diálogo com eles. “É importante que estejamos em contato com a população para que ela não fique apreensiva, sem saber de informações oficiais. Precisamos passar essa segurança para que os moradores possam se sentir bem em continuar a vida em outro lugar”, ressaltou.Para dar apoio e esclarecer as dúvidas da população, a Procuradoria Geral do Estado estará de plantão até o dia 30 de novembro, sempre às terças, quartas e quintas, das 9h às 15h, na Escola Reunidas de Timbi, na comunidade de São Francisco. “De certa forma, o processo de desapropriação está sendo tranquilo. Até agora, dos 141 imóveis em Cosme e Damião, 92 já foram negociados, e pretendemos finalizar as negociações até o final de novembro. Já no loteamento de São Francisco, vamos ter 150 propriedades avaliadas, processo que pretendemos concluir até dezembro”, informou Analúcia Cabral.
A obra – Com 6,3 km de extensão, o Ramal Cidade da Copa começa na Avenida Dr. Belmino Correia, nas proximidades da Estação de Metrô e do Terminal Integrado de Camaragibe, no bairro do Timbi, e vai até o Terminal Integrado Cosme e Damião. Lá, ocorre um desvio de 90 graus em direção à Arena Pernambuco. Entrando na Cidade da Copa, o ramal cruza o Rio Capibaribe e passa pela BR-408, que está sendo duplicada. O projeto também prevê a construção de uma pista exclusiva de ônibus e duas de carro, uma para cada sentido. “A obra do Ramal da Cidade da Copa tem a proposta de melhoria para o sistema viário do Oeste do Recife e de Camaragibe”, destacou o Procurador Geral do Estado, Thiago Norões.