Saúde Últimas Notícias

Dia Estadual de Combate à Hanseníase é comemorado nesta quinta

Ação promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta quinta-feira (06), no Pátio do Carmo, bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, celebra pela primeira vez o Dia Estadual de Combate à Hanseníase. Durante a ação, que acontece das 9h às 16h, a população terá atendimento gratuito para o diagnóstico da doença e, em casos positivos, será encaminhada para os centros de referência para iniciar o tratamento em unidades de saúde do seu município de domicílio, com datas e horas marcados para o atendimento.

A campanha contará com a Carreta da Saúde do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). O caminhão itinerante é equipado com cinco consultórios estruturados para o atendimento à população e um laboratório. Ao todo, dez médicos dermatologistas e residentes de serviços credenciados do Estado, realizarão consultas, exames clínicos e dermatoneurológicos, além de testes de sensibilidade.

Deve procurar o atendimento quem identificar na pele manchas esbranquiçadas ou avermelhadas e até caroços, com alterações de sensibilidade à dor, frio, calor e tato. Dormência ou formigamento nas mãos ou nos pés, ausência ou diminuição de suor na área atingida ou perda de pelos no local também estão entre os sinais. A doença também atinge nervos periféricos, e, se não tratada, pode causar sequelas motoras.

“O paciente que for diagnosticado com a enfermidade será encaminhado para a unidade de saúde mais próximo à sua residência, já que os casos de rotina de hanseníase são tratados na rede municipal. A partir daí, a doença é notificada e o tratamento iniciado. Apenas os casos mais graves e com complicações deverão ser atendidos em unidades de referência”, explica a gerente do Programa de Controle da Hanseníase da SES, Ana Lúcia de Souza. A Carreta da Saúde do Morhan atenderá o município do Recife nos dias 11 e 14 de junho, e Olinda, no dia 18 de junho.O Hospital Otávio de Freitas (HOF), no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife e o Hospital Geral da Mirueira, em Paulista, são referência secundárias estaduais no atendimento aos pacientes de hanseníase em Pernambuco e o Imip referência terciária. A medicação é gratuita e fornecida pelo Ministério da Saúde. O evento é uma parceria entre a SES, Sociedade Brasileira de Dermatologia em Pernambuco, Sociedade Brasileira de Hansenologia, Secretaria de Saúde do Recife, ONG NHR, Novartis e Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

“A hanseníase persiste como um problema de saúde pública. Promover o diagnóstico precoce e facilitar o acesso da população ao tratamento estão entre as principais metas do Programa Estadual de Vigilância, Prevenção e Controle da Hanseníase”, pontua a gerente do Programa de Controle da Hanseníase da SES, Ana Lúcia. A doença infecciosa também está inserida no projeto Sanar, Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas, lançado pela SES, em 2011, com o objetivo de reduzir ou eliminar as doenças tropicais endêmicas que atingem a população de baixa renda. Atualmente, o Projeto Sanar está atuando em 108 municípios pernambucanos.

Números – Em 2012, a SES registrou 2.561 novos casos da doença em Pernambuco, sendo 263 em menores de 15 anos. Em 2011, foram 2.649 casos novos, sendo 286 em menores de 15 anos. No País, em 2012, foram diagnosticados 33.298 casos novos de hanseníase, sendo 2.192 em menores de 15 anos. Entre as capitais Recife é o 5º colocado em detecção geral e 10º colocado em menores de 15 anos.

Deixe um comentário