Destaques

Dia Internacional de Combate às Drogas é lembrado no Grande Expediente Especial

Há 27 anos, a ONU determinou 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas. A data foi lembrada nesta quinta (19 de junho), com a realização de um Grande Expediente Especial solicitado pelo deputado Pastor Cleiton Collins, do PP. O público lotou as galerias da Casa Joaquim Nabuco para participar da reunião.

Dados da ONU apontam que, a cada ano, 210 milhões de pessoas consomem drogas ilícitas no mundo. E dessas, 200 mil morrem em consequência do uso. 

No Brasil, estatísticas mostram que o País tem um dos maiores consumos de crack do mundo, e o problema atinge pessoas de diferentes classes sociais.

O deputado Adalto Santos, do PSB, que presidiu a reunião, disse que o tema é grave e exige reflexão e esforço das nações para combater o narcotráfico e os males causados pelas drogas. 

O representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rafael West, apresentou os programas que estão sendo desenvolvidos pela pasta. Entre eles, está o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) que realiza, em conjunto com a Polícia Militar, cursos de prevenção nas escolas públicas estaduais. Em 10 anos, 328 mil alunos participaram da iniciativa. De acordo com Rafael, o atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD e nos consultórios de rua para os usuários de drogas foi ampliado. 

De acordo com o chefe da Delegacia de Repressão de Entorpecentes da Polícia Federal, Carlo Marcus Correia, a instituição realiza ações permanentes no combate ao cultivo da maconha no Sertão do Estado. 

A vice-presidente nacional das Comunidades Terapêuticas e vereadora do Recife, Michele Collins, explicou o trabalho que vem sendo realizado nesses espaços e cobrou apoio dos Governos Municipais e Estaduais. 

Para a representante do Conselho Regional de Psicologia, Melissa Azevedo, é preciso discutir o Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas. E assim oferecer um serviço de atendimento com padrão de qualidade.

O deputado Pastor Cleiton Collins ressaltou que a Assembleia Legislativa vem discutindo o assunto e abrindo diálogo, há nove anos. O parlamentar destacou que todos os anos a Casa debate políticas públicas para ampliar o combate às drogas. 

Durante o evento, também foi realizado o Mutirão pela Vida. Aproximadamente 50 pessoas que precisam de tratamento passaram pela triagem com atendimento psicológico e familiar pela Sociedade Assistencial Saravida.

Deixe um comentário