Os estados que vão sediar os jogos da Copa das Confederações e Copa do Mundo serão os responsáveis pelo policiamento no evento. Será um policial para cada 50 pessoas no estádios, incluindo no cálculo não só o público, mas também delegações e imprensa. Nas Fan Fests, a estimativa é de que será um policial para cada 80 pessoas.
O planejamento de segurança para os eventos inclui também pontos estratégicos de segurança no país, hotéis, estações de transporte público, aeroportos e portos. O cálculo de referência é um policial para cada cem quartos de hotel e cem pessoas nas estações de transporte.
A Fifa também vai contratar agentes privados para atuarem nos estádios, mas ficarão focados no conforto dos torcedores e resolução de pequenos conflitos. Só no Maracanã, a estimativa é de que sejam usados 1580 agentes de segurança.
Já o Governo Federal vai investir R$ 1,879 bilhão para compra de equipamentos, treinamento de agentes e atividades de defesa. O investimento foi publicado nesta segunda no Diário Oficial da União.
*Fonte: Blog do Torcedor/ NE10