Destaques

Estudantes da Mata Norte discutem "A escola que queremos"

Jovens das 65 escolas estaduais da Mata Norte vão se reunir, nesta quinta-feira (08), para discutir o modelo de escola em que desejam estudar. Com o tema “A escola que temos, a escola que queremos”, os cerca de 200 estudantes vão debater temas como gestão democrática, sustentabilidade e economia solidária, ao longo de todo o dia, no ginásio de esportes da Escola de Aplicação Professor Chaves, em Nazaré da Mata.

Os debates serão conduzidos e intermediados pelos próprios jovens, através da Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Seguro e Inclusivo (Rejupe), organização ligada ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Aline Freitas, 17 anos, ex-aluna da Escola de Aplicação Professor Chaves, e membro da Rejupe, vai ser uma das mediadoras das atividades. “Quando estava na escola, sempre senti que eles estavam dispostos a oferecer algo que nem sempre era o que os adolescentes estavam indo buscar ali”, afirmou.

De acordo com Aline, esse diálogo entre instituição de ensino e estudantes deve melhorar o serviço escolar. “Assim, a escola vai conseguir evitar a evasão escolar e o desestímulo dos alunos e melhorar índices como o Idepe e o Ideb”, disse.

O fórum oferecerá oficinas e palestras. A intenção é que, ao final das discussões, os jovens montem uma plenária para elaborar uma carta com pedidos, que serão entregues ao governador Eduardo Campos. “Queremos mobilizar os jovens para que o ambiente escolar se torne favorável à formação de pessoas críticas e disseminadoras de atitudes sustentáveis”, declarou Luciana Silva, gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte, que organiza o fórum.

 

Deixe um comentário