Destaques

Estudantes da rede pública vão transformar em filmes os atrativos turísticos do Estado

Foto: Ademar Filho

Cultura, história e turismo do Estado de Pernambuco vão virar pequenos filmes pelos olhos e lentes de 25 estudantes da rede pública estadual de ensino. Os Embaixadores do Turismo, como ficaram conhecidos os alunos, participaram de um concurso de redação e tiveram seus textos selecionados entre as 4.709 redações que concorreram. Na manhã desta quarta-feira (11), no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), eles receberam o equipamento que vão usar na captura das imagens.

A atividade faz parte do projeto Revelando Pernambuco, uma parceria entre as secretarias de Educação e de Turismo, além da Fundação Assis Chateaubriand. Os estudantes, todos cursando o 2º ano do ensino médio, têm até o dia 27 deste mês para enviar o material filmado, que será editado por uma equipe técnica.

O conteúdo dos vídeos deve apresentar os aspectos socioculturais dos municípios em que moram. Todas as 17 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado estão representadas com Embaixadores do Turismo, sendo cada um oriundo de uma cidade diferente, totalizando 25 municípios.Presente à cerimônia de premiação, o secretário Anderson Gomes ressaltou a importância de o estudante vivenciar a realidade social em que está inserido. “A disciplina curricular de dentro da escola tem sempre que dialogar com a vida que acontece também fora da sala de aula”, afirmou Gomes. “Temos certeza de que o Revelando Pernambuco vai revelar também alguns jovens talentos”, completou.

Filho de agricultores do município de Salgadinho, no Vale do Capibaribe, Jaciel Heleno, acredita que esta seja uma oportunidade única. “Para nós que somos de origem humilde, essa não é uma chance que aparece todo dia”. O jovem Embaixador do Turismo assegura que não vai faltar assunto para filmar em Salgadinho. “As águas termais, o artesanato, sobretudo o bordado que é bastante forte na região, a comida típica que também é característica”, enumera.

Para o secretário de Turismo, Alberto Feitosa, o Revelando Pernambuco é mais um símbolo da regionalização que o Governo do Estado tem promovido nos diversos setores da administração pública. “Esse não é um projeto que tem a visão míope, que só enxerga as praias e o litoral. Vai a todo o território do Estado, é extremamente regionalizado”, argumentou.

Os filmes serão exibidos nos dias 24 e 25 de agosto, no Centro de Convenções. No encontro, os jovens participarão de uma oficina sobre aspectos importantes para o desenvolvimento do turismo no Estado. Em seguida, fazem um passeio turístico pelos principais pontos do Recife e Olinda.

Deixe um comentário