Destaques Economia Educação

Ferreiros comemora Dia Nacional da Astronomia

Com intuito de comemorar o Dia da Astronomia no Brasil (02.12), o Observatório Astronômico Monte Saturno em parceria com a Prefeitura Municipal de Ferreiros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizam amanhã (05), um evento de Astronomia na cidade, com o apoio da União Astronômica Céu de Pernambuco, Sociedade Astronômica do Recife, Espaço Ciências de Pernambuco e Núcleo de Astronomia da UFPB.

O evento denominado Ferreiros de Olho nas Estrelas será realizado no Gilenão, das 15h às 20h. Na ocasião, a população terá a oportunidade de contemplar uma exposição de telescópios, uma exposição de painéis de astronomia (Paisagem Cósmica), sessão de vídeos e palestras de astronomia, além da Caravana Ciência Móvel do Espaço Ciências de Pernambuco com experimentos científicos, jogos matemáticos e sessão de planetário, tudo gratuito.

Walter Pessoa, Professor de Matemática, Mestrando em Educação e Responsável pelo Observatório Astronômico Monte Saturno explica a importância desse evento.  “A realização desse evento em nosso município colabora com o processo de educação da população de forma lúdica e experimental. Ele vem fortalecer a proposta pedagógica do município complementando as informações recebidas na escola. Além disso, esse evento gera a oportunidade de aproximar os ferreirenses dos encantos do universo, a priori tão distante da realidade deles”, explicou o Professor.

 

Observatório Astronômico Monte Saturno – Idealizado pelo  Professor de Matemática Walter Pessoa, o observatório foi projetado devido o interesse do docente pela história do Padre Jorge Polman.  “Ha alguns anos conheci a história de um professor de ciências que provocou a curiosidade científica de seus alunos através de um pequeno telescópio. Ele era o Padre Holandês Jorge Polman, educador de coração, que no bairro da Várzea, Recife-PE, encantava seus alunos com a astronomia. Em 2007, ao me aprofundar nessa história, resolvi repetir a experiência do Padre. Coloquei um telescópio para meus alunos e, por incrível que pareça, o resultado foi muito parecido”, contou o Professor Walter.

Depois dessa experiência, Walter Pessoa junto com amigos criou o Projeto Céu de Pernambuco, hoje, União Astronômica Céu de Pernambuco.  De acordo com o Professor, esse projeto permitiu que ele repetisse a experiência do telescópio, mas dessa vez colocando o equipamento ao alcance da população. “Visitei algumas cidades da Zona da Mata Pernambucana e o resultado não foi diferente. Comprovei que a astronomia precisava fazer parte da realidade das pessoas. Em 18 de novembro de 2013, inaugurei o Observatório Astronômico Monte Saturno, que hoje serve de base de pesquisa para os astrônomos pernambucanos e estudantes das escolas públicas e particulares”, informou Walter Pessoa. O Observatório está localizado no Engenho Moreno, na Zona Rural de Ferreiros e foi inaugurado com a presença do primeiro Astronauta brasileiro Marcos Pontes. Com uma visão panorâmica que permite a observação em 360 graus sem obstáculos, o observatório aproxima as pessoas da astronomia, desenvolvendo atividades de pesquisa e divulgação da ciência.

Deixe um comentário