Saúde Últimas Notícias

Governador inaugura hospital em Cortês

O hospital municipal de Cortês, na Mata Sul, foi inaugurado, na tarde desta segunda-feira (24), pelo governador Eduardo Campos e pelo secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. A antiga unidade foi totalmente destruída pelas fortes chuvas que atingiram a região em 2010. Reconstruído em uma nova área, livre do risco de enchentes e equipado com modernos equipamentos, o hospital será administrado pelo próprio município e vai beneficiar uma população de aproximadamente 12,5 mil pessoas.

Com 3,2 mil metros quadrados de área construída, o Hospital Senador Antônio Farias fica localizada na Rua Projetada 9, S/N, Quadra 25 – Conjunto Habitacional de Cortês, e tem perfil voltado para casos de urgência e emergência de baixa complexidade em clínica médica, obstetrícia e pediatria. O novo hospital conta com 32 leitos (20 para adultos, cinco pediátricos e sete de maternidade). Antes da reconstrução havia apenas 28 leitos. Além disso, possui sala de cirurgia, sala de parto e sala de raio-X. O investimento total foi de R$ 10,6 milhões.“Mesmo quando o antigo Hospital de Cortês estava em funcionamento, havia um vazio assistencial no município. Agora, a nova estrutura, equipada com equipamentos de última geração, vai garantir a assistência para a população da Região”, salienta o secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

Com o Hospital de Cortês, sobe para dois o número de hospitais construídos pelo Governo de Estado na Zona da Mata pernambucana – o primeiro foi o Regional Sílvio Magalhães, em Palmares, inaugurado em dezembro de 2011 – garantindo, assim, assistência médica à população da Região.

Barreiros, Água Preta e Jaqueira – Até outubro, a SES prevê inaugurar as outras três unidades da Mata Sul que também foram destruídas pelas chuvas de 2010. As unidades de Água Preta e Jaqueira têm projeto arquitetônico e capacidade idêntica ao hospital de Cortês. Já o Hospital de Barreiros tem perfil de urgência e emergência para atender a baixa e média complexidade, com 50 leitos, sendo 30 de adultos, 12 pediátricos e oito alojamentos conjugados (maternidade). Além disso, possui, ainda, duas salas de cirurgia, uma sala de parto no bloco cirúrgico e sala de raio-X. O investimento nas três unidades é de mais de R$ 32 milhões e, juntas, vão beneficiar um população estimada em 86 mil pessoas.

 

Deixe um comentário