Destaques

Governo dá inicío às obras da UPAE Belo Jardim

O governador Eduardo Campos e o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, assinaram, na tarde da última sexta-feira (20), a ordem de serviço para a construção da Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE), em Belo Jardim, no Agreste. A cerimônia foi realizada no terreno onde a UPAE será erguida, localizado no Km 180 da BR-232.

“Essa unidade faz parte do maior investimento da história na atenção de média complexidade de Pernambuco. Ao todo, mais de R$ 200 milhões serão investidos nas 15 UPAEs que estão sendo construídas e devem estar prontas até o fim do primeiro semestre de 2014, beneficiando mais de 270 mil pessoas de Belo Jardim e dos municípios da Região” afirmou o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

Com um investimento de, aproximadamente, R$ 13 milhões na obra e compra de equipamentos, a UPAE de Belo Jardim contará com ambulatório de especialidades médicas, com consultas em diversas áreas e um moderno centro de exames e diagnósticos. O prazo de execução da obra é de seis meses.

As UPAEs são ferramentas fundamentais para solucionar um dos principais calos da saúde pública, que é a baixa oferta de consultas e exames especializados. Com todas as unidades em funcionamento, o Governo do Estado espera amenizar as dificuldades que os moradores do interior precisam enfrentar pra conseguir consultas com especialistas.

As duas primeiras UPAEs já foram entregues nos municípios de Garanhuns e Petrolina. Além de Belo Jardim, outras unidades serão erguidas nos municípios de Abreu e Lima, Goiana, Carpina, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Escada.

“Hoje, no Brasil, ainda se gasta muito dinheiro com doença e pouco dinheiro para a saúde. Com essas UPAEs, estamos investindo na saúde da população. Cerca de 5% das pessoas que se consultam em uma unidade básica precisam de um atendimento especializado e é ai que começa o calvário, seja para consulta com um cardiologista, um neurologista ou um exame de maior complexidade. Nessas unidades, os pacientes já sairão da consulta com o exame marcado. Serão mais de 80 mil consultas por ano e mais de 140 mil exames”, completou o governador Eduardo Campos.

Deixe um comentário