Destaques

Imip terá sala de apoio à amamentação

Será inaugurada, nesta segunda-feira (1º/10), a partir das 8h, a primeira sala de apoio à amamentação para mulher trabalhadora no Nordeste. O espaço funcionará no Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira (Imip). O objetivo é que as mães tenham um ambiente para fazer a retirada e estocagem do leite, favorecendo a amamentação por mais tempo. O local foi idealizado com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

De acordo com o Imip, a sala foi toda equipada de acordo com o solicitado pelo Ministério da Saúde (MS). “Com esse tipo de sala, as mães podem continuar o processo de amamentação mesmo após acabar o período da licença-maternidade. Também sabemos que, se não houver o estímulo das mamas, a mulher pode não produzir mais leite. Por isso a necessidade desses espaço”, explica a gerente de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Alessandra Fan.

A gerente de Saúde da Criança ainda lembra que, no mês de setembro, foram realizadas oficinas com facilitadores para a implantação das salas de apoio à amamentação. Na ocasião, algumas instituições que mostraram interesse no projeto foram visitadas. Foram elas: Secretaria da mulher, Hospital Agamenom Magalhães, Hospital Barão de Lucena, Hospital das Clínicas e Provider. A SES também providenciará sua sala de apoio na sede, no Bongi.

ESPAÇO – As salas de apoio à amamentação são locais destinados à retirada e estocagem de leite materno durante a jornada de trabalho e têm por objetivo atender às mulheres que precisam esvaziar as mamas durante o expediente para oferecer o leite à criança em outro momento ou até mesmo para doação a um Banco de Leite Humano. A sala não exige uma estrutura complexa, por isso, sua implantação e manutenção são de baixo custo.

 

Deixe um comentário