Destaques Política Últimas Notícias

Iniciativa popular busca apoio para acelerar o desenvolvimento da Mata Norte

A BR 408 inicia no entroncamento da BR 232, na altura do Curado- Zona Oeste do Recife, até a cidade de Timbaúba, na Mata Norte. Em março de 2014 foi inaugurada a duplicação do segundo trecho (22Km) da obra que compreendeu da antiga fábrica da Bicopeba, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, até Carpina. A obra contribuiu para o aumento do fluxo de veículos, mobilidade urbana e  ampliou as condições para novos investimentos de empresas, o que garante o desenvolvimento econômico e social da população dessas cidades.

Segundo informações, existe uma proposta para o projeto executivo de duplicação do trecho da BR 408 seguir de Carpina até Timbaúba, no entanto, depende da liberação de recursos do Governo Federal para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).  Para alcançar esse objetivo, um grupo de moradores de Timbaúba desenvolveu o movimento Acelera Mata Norte. A primeira ação é solicitar, junto às autoridades competentes, a aceleração da duplicação desse trecho. A ideia inicial foi do vereador de Timbaúba, Fellipe Vasconcelos, que apresentou a proposta como uma das soluções para acelerar a busca pelo desenvolvimento igualitário da região.

“Essa etapa visa beneficiar direta e indiretamente 344.335 habitantes, o que representa 62% da População da Mata Norte. Também visa influenciar diretamente na geração de empregos dos municípios, propondo uma nova definição para o desenvolvimento econômico na região, fortalecendo a economia local, que conta com 4.430 empresas representando 65,84% do conjunto de todos os estabelecimentos empresariais da região”, explica uma das coordenadoras, Ione Nascimento.

O Acelera Mata Norte contribuirá de forma decisiva com a vinda de novos investimentos, a exemplo do município de Timbaúba que já conta com as instalações físicas de um Distrito Industrial, aguardando apenas a chegada das empresas. Além das sete cidades, no trecho da BR 408 entre Carpina e Timbaúba, todas as demais que formam a Mata Norte serão beneficiadas.

O movimento deve percorrer ainda as cidades de Aliança, Buenos Aires, Nazaré da Mata, Timbaúba, Tracunhaém e Vicência para conseguir apoio à iniciativa. O grupo possui uma página com outras informações http://aceleramatanorte.com.br.

 

Deixe um comentário