Últimas Notícias

Lei Seca terá ação para crianças no feriado

O feriado nacional do dia 12 de outubro, data de homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e quando também se comemora o Dia das Crianças, terá ação diferenciada da Operação Lei Seca (OLS), projeto coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Três equipes, das seis blitzes itinerantes de fiscalização da OLS, que circulam pela Região Metropolitana do Recife (RMR), iniciarão suas atividades mais cedo com o objetivo de abordar, além dos motoristas, os passageiros mirins.

Das 15h às 18h, as blitzes farão, além do trabalho de fiscalização e da habitual orientação aos condutores, uma abordagem diferenciada com as crianças que estiverem nos veículos. Serão distribuídas camisas infantis personalizadas da OLS, com os personagens Leizinha e Sequinho, squeeze e boné. “Sabemos que as crianças têm grande influência sobre os pais e nosso objetivo é conseguir alcançar o público adulto por meio deles, sejam filhos, sobrinhos, netos. Não podemos desconsiderar que também serão futuros motoristas. Conscientizar crianças e adolescentes da necessidade de se ter responsabilidade e educação no trânsito é um dos nossos principais objetivos”, pontua o coordenador-executivo da OLS, tenente-coronel André Cavalcanti.Após as 18h, as blitzes continuam com suas abordagens tradicionais. A partir das 23h, as outras três equipes também iniciam seus trabalhos nas vias, como forma de evitar que os condutores dirijam após o consumo de álcool. Em dez meses de atuação, a Operação Lei Seca em Pernambuco autuou 534 motoristas por crime de embriaguez e recolheu 7 mil carteiras de habilitação. No total, quase 200 mil veículos foram abordados nas blitzes realizadas na RMR e Interior do Estado. Ao todo, 19 mil motoristas foram multados, devido às irregularidades encontradas. No mesmo período, foram realizados 200 mil testes de alcoolemia, entre motoristas e condutores que foram ao local retirar os veículos.

A Operação Lei Seca de Pernambuco é, proporcionalmente, a maior operação de alcoolemia do Brasil. Isso porque o Rio de Janeiro (RJ), a segunda maior, conta com 8 equipes, só que  o Grande Rio é composto de 19 municípios (contra 14 da RMR) e população de 12.434.611 habitantes (contra 3.717.640 habitantes da RMR, ou seja, cerca de 4 vezes maior) e área de 5.645 quilômetros quadrados (contra 2.751,454 km2 da RMR, ou seja, o dobro do nosso território).

LEGISLAÇÃO – A Lei 11.705, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe a ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos. Assim, motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2 grama de álcool por litro de sangue pagarão multa de R$ 957, poderão perder a carteira de motorista por um ano, após conclusão de processo administrativo no Detran, e ainda terão o carro retido no local da blitz até a apresentação de um condutor apto a guiá-lo. Uma única lata de cerveja ou uma taça de vinho já é o suficiente para superar a medida-limite do etilômetro, também chamado de bafômetro. Quem for flagrado com mais de 0,6 grama de álcool por litro de sangue (equivalente a três latas de cerveja) poderá ser preso. O crime é afiançável.

Deixe um comentário