Destaques

Mãe Coruja avalia as ações de 2012

Desde sua criação, em 2007, o Programa Mãe Coruja Pernambucana já atendeu e beneficiou 81,9 mil gestantes e 35,7 mil crianças de 103 municípios. Essas cidades são consideradas prioritárias por apresentar coeficiente de 25 mortes até o primeiro ano de idade para cada grupo de mil nascidos vivos. Para diminuir esse índice, é feito o acompanhamento das mulheres durante toda a gestação e das crianças até o quinto ano de vida, por meio de ações de saúde e de integração com outras áreas, inclusive fazendo estímulo a trabalhos para geração de renda.

Só em 2012, o Programa ampliou sua atuação cadastrando 22.120 gestantes e 7.185 crianças. Para discutir e avaliar as ações deste ano, e fazer planejamento para 2013, será realizado o II Encontro do Programa Mãe Coruja, que traz o tema: Unindo Forças em Defesa da Vida. O Encontro será a partir das 14h desta segunda-feira (10/12) no Mar Hotel, no bairro de Boa Viagem, no Recife, seguindo até a quarta-feira (12/12). Participam das atividades os 206 profissionais dos Cantos Mãe Coruja e as equipes das oito secretarias de Estado que integram a ação.

“O destaque do Programa este ano, entre tantos avanços, é o reconhecimento que estamos recebendo nacionalmente e internacionalmente enquanto uma prática exitosa na diminuição da mortalidade infantil. Também é preciso ressaltar a união de forças de várias secretarias, em diversos segmentos, para fazer com que o Mãe Coruja dê certo”, afirma a gerente do Programa, Virgínia Holanda. Só em 2012, a iniciativa participou de congressos no Peru, México, Paraguai e Cuba, além de São Paulo e Brasília.

Virgínia Holanda ainda lembra que, em 2012, foram criados e fortalecidos 91 grupos técnicos municipais de vigilância do óbito materno e infantil, além de 12 comitês regionais com o mesmo objetivo. Todos os 103 Cantos Mãe Coruja passaram a ter internet e 103 recepcionistas foram contratadas para atuação nesses locais.

As secretarias que integram o Mãe Coruja são: Saúde, Trabalho, qualificação e empreendedorismo; Criança e Juventude; Educação, Desenvolvimento Social, Mulher, Planejamento e Agricultura.

 

 

 

Deixe um comentário